VOLTAR
  • Cidades

São Caetano inicia programa de capacitação com equipes de Saúde

Encontros serão realizados por empresa especializada em desenvolvimento e capacitação de pessoas, que realizará 8 encontros presenciais

  • São Caetano inicia programa de capacitação com equipes de Saúde.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 24/08/2023
  • Compartilhar:

Encontros serão realizados por empresa especializada em desenvolvimento e capacitação de pessoas, que realizará 8 encontros presenciais

Programa de capacitação de pessoas

São Caetano inicia programa de capacitação com equipes de Saúde. Foto: Divulgação

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, e a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, prestigiaram nesta quarta-feira (23/08) a aula inaugural do curso de Capacitação sobre Atendimento Humanizado e Acolhedor. O primeiro encontro reuniu 127 profissionais de recepção das Unidades Básicas de Saúde do município e foi realizado no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns.

Entre os meses de abril e julho, o prefeito e a secretária da pasta receberam 645 profissionais dos setores administrativos, coordenadores e gerentes, recepção, central de agendamento, hospitais e agentes comunitários de saúde abordando novas metas e a qualidade de atendimento que a gestão espera de seus colaboradores.

“Nós já tivemos uma rodada de conversas produtivas e iniciamos um processo de reorganização da Atenção Básica, com gerenciamento técnico dentro de todas as UBSs. E, dentro desse novo critério, já temos claramente uma melhora na qualidade do acolhimento e recepção das unidades”, discursou o prefeito. “Isso é um processo contínuo e permanente. Não estamos no patamar que imaginamos, mas estamos caminhando para isso. Com essa consultoria específica de capacitação profissional na área da Saúde, esperamos conquistar um sistema cada vez mais acolhedor e que leve resolutividade aos nossos pacientes”, afirmou Auricchio.

Os encontros serão realizados por empresa especializada em desenvolvimento e capacitação de pessoas, que realizará 8 encontros presenciais de 3 horas cada e 12 workshops in loco nas UBSs. O curso terá início no dia 6 de setembro e segue até 18 de outubro, no auditório da Diretoria de Atenção Básica (DAB). “Teremos apoio de uma equipe especializada em capacitações para o setor e certamente conquistaremos uma prática mais adequada seguindo normas e regras voltadas ao atendimento humanizado, com empatia e de forma acolhedora”, destacou Regina .

Entre os temas que serão abordados durante as capacitações destacam-se: escuta qualificada, comunicação assertiva e humanização em saúde, além de ética profissional, respeito e empatia no ambiente de trabalho. “A conexão será o ponto chave de nosso trabalho. Humanização e atendimento precisam de conexão. Não tem como falar de vínculo, atendimento e cuidado sem falar em conexão e pertencimento”, finalizou o supervisor e capacitador em Saúde Pública, Rodrigo Meirelles.

Os temas serão abordados através de dinâmicas e exercícios práticos, trazendo para o dia a dia dos profissionais a prática de respeito, ética e empatia, garantindo que estes valores permeiem os atendimentos realizados.