VOLTAR
  • Cidades

São Caetano inicia nesta quarta microchipagem gratuita de animais

Animal microchipado, quando resgatado e levado a qualquer clínica, é identificado por meio de um aparelho que faz a leitura do chip

  • São Caetano inicia nesta quarta microchipagem gratuita de animais.
    Foto: Divulgação/PSCS
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/06/2020
  • Compartilhar:

Animal microchipado, quando resgatado e levado a qualquer clínica, é identificado por meio de um aparelho que faz a leitura do chip

 

São Caetano inicia nesta quarta microchipagem gratuita de animais. Foto: Divulgação/PSCS

 

A partir desta quarta-feira (01/07) todos os cães e gatos que fizerem castração em São Caetano sairão microchipados. O anúncio foi feito pelo prefeito José Auricchio Júnior durante visita ao Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal.

Trata-se de um microchip de identificação, um dispositivo bem pequeno, que equivale a um grão de arroz, implantado pelo veterinário no corpo do animalzinho. “Temos investido em vários programas de posse responsável e saúde animal. A microchipagem já é utilizada em muitos países porque, além de disseminar a guarda responsável, oferece segurança aos proprietários do pet”, explicou o prefeito.

“O animal microchipado, quando resgatado e levado a qualquer clínica, é identificado por meio de um aparelho que faz a leitura do chip. Todas as informações de seu tutor (nome, telefone e endereço) aparecem no sistema”, explicou a veterinária Bianca Pechinin.

Os gatos são os que apresentam maior incidência de fuga e muitos donos procuram o Programa para auxiliá-los na busca de animaizinhos perdidos. “Um gato se perdeu dez dias após realizarmos o procedimento de castração. Ele foi encontrado atropelado, com a costela quebrada. Recuperou-se, perdeu-se novamente e nunca mais foi encontrado. Por outro lado, temos o caso de um cãozinho chipado que recentemente foi encontrado, teve sua proprietária rapidamente localizada e, em meia hora, ela já estava com seu pet”, explicou coordenador do Programa Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal, Marcus Chuck.

Lançado em novembro de 2019, o projeto já realizou mais de 350 castrações. Em média são 70 procedimento por mês. Em junho houve um recorde de castrações, com 129 cirurgias realizadas. Quem resgatar animais na cidade, as protetoras independentes, pessoas que adotarem animais em feiras, além de famílias cadastradas nos programas sociais da Prefeitura podem fazer a castração de seus pets.

Para participar do programa é preciso fazer um pré-cadastro pelo e-mail bemestaranimal@saocaetanodosul.sp.gov.br com as seguintes informações: nome, endereço, telefone, dados do animal (cão ou gato), idade, peso aproximado, sexo e raça.

Trailer Saúde Animal em Movimento

O trailer Saúde Animal em Movimento tem tido repercussão por conta das consultas, castração e atendimentos de baixa complexidade. A unidade móvel está destinada a animais comunitários e/ou cujos donos sejam de baixa renda e inseridos nos programas sociais da Prefeitura O trailer é climatizado com ar-condicionado, conta com equipe composta por médico veterinário, assistente e outros profissionais.