
A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou a implantação do Gesuas, software para a gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). A plataforma, conhecida como o prontuário eletrônico do setor, integrará os dados de todos os atendimentos realizados pela Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social), no âmbito dos programas Auxílio-Alimentação (cesta básica), Vale Gás, Mercado São Caetano e Leite é Vida, entre outras ações mantidas pela pasta.
A primeira etapa da implantação foi realizada neste sábado (22/3), com a apresentação da plataforma a 90 profissionais da Seais, no Espaço Municipal das Telhas, no Bairro Cerâmica. Também serão ministrados treinamentos específicos para cada segmento da secretaria – a expectativa é a de que o Gesuas esteja em pleno funcionamento até meados de abril.
“O Gesuas é um marco na assistência social de São Caetano. Sua implantação fortalece a transparência, evita fraudes e mantém dados sempre atualizados”, observa o secretário da Seais, Thiago Mata. “Hoje trabalhamos com planilhas avulsas. A informatização e integração dos sistemas permitirão atualização imediata de dados sobre mudança de endereço, variação de renda e composição familiar, por exemplo, contribuindo para a qualificação e para a assertividade dos serviços prestados à população”, complementa.
Além de gerenciar informações de famílias e de integrar a base de dados entre todos os equipamentos públicos do setor (como CRAS e CREAS), o Gesuas permite elaborar planos de acompanhamento familiar, identificar bairros de maior vulnerabilidade social, controlar benefícios concedidos e emitir relatórios de monitoramento, entre outras funções.