VOLTAR
  • Cidades
  • São Caetano

São Caetano inicia fase de testes de câmeras corporais em GCMs

Testes começaram pelos guardas municipais que atuam no Palácio da Cerâmica

  • Câmeras corporais já são utilizadas por policiais militares no Estado de São Paulo.
    Foto: Divulgação/Governo do Estado
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 25/07/2024
  • Compartilhar:

Testes começaram pelos guardas municipais que atuam no Palácio da Cerâmica

câmeras corporais

Câmeras corporais já são utilizadas por policiais militares no Estado de São Paulo. Foto: Divulgação/Governo do Estado

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, afirmou que os GCMs (Guardas Civis Municipais) usarão câmeras corporais. A fase de teste já iniciou com agentes que atuam no Palácio da Cerâmica. A informação foi passada por Auricchio durante entrevista coletiva nesta terça-feira (23/07). “Começamos o piloto e depois virá a fase da aquisição dos equipamentos”, disse.

Segundo Auricchio, a cidade tem investido em tecnologia para combater a criminalidade. “Tem de combater a criminalidade com inteligência”, afirmou o prefeito ao citar as 400 câmeras instaladas em vários pontos da cidade e que são ligadas ao CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências)”.

O chefe do Executivo afirmou que toda semana o Centro de Monitoramento faz alertas sobre criminosos que entram na cidade e são capturados pelas Forças de Segurança.

Uma novidade informada pelo prefeito é de que haverá a ampliação de mais câmeras, totalizando 750 com as novas aquisições. No começo de setembro a gente deve chegar em 750 pontos,  que vai demandar um novo local para o CGE”, afirmou.

Auricchio

São Caetano inicia fase de testes de câmeras corporais em GCMs. Foto: Divulgação/PSCS

De acordo com Aurticchio, além da tecnologia,  é preciso investir nos agentes se segurança. “ Agora, é óbvio que também não adianta só você investir na tecnologia,  porque tem muitos lugares que só investiram  em tecnologia e não deu certo.  Nós entendemos que a integração das forças de segurança são fundamentais, então nós trouxemos essas forças de segurança para dentro. Não só a nossa Guarda Civil Municipal, que estamos fazendo concurso público, vamos ampliar o contingente, mas também a Polícia Militar, a Polícia Civil”, disse o chefe do Executivo ao acrescentar que os agentes recebem pró-labore por atuarem no município.

“Entre 300 e 400 agentes de segurança pública recebem um benefício no final do mês, quer da Polícia Civil, quer do Corpo de Bombeiros, quer da Polícia Militar. A própria Guarda Civil Municipal, implantamos o plano de carreira deles. Enfim, nós reforçamos a questão do recurso humano envolvido na segurança  e do recurso tecnológico, viatura nova, viatura com câmera dentro, vamos começar a usar câmera nos GCMs, mas, fundamentalmente, com a inteligência do outro lado”, concluiu.