São Caetano ganha Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher

Mais visitadas

Equipamento foi uma reivindicação do deputado Thiago Auricchio; prefeito diz que espaço já inicia com 47 inquéritos em andamento  

 

São Caetano ganha Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher. Foto: Divulgação

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e o secretário de Segurança Pública, João Camilo Pires de Campos, inauguraram nesta quinta-feira (13/08) a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) na cidade. Essa é a 135ª no Estado. A instalação desse equipamento público foi uma reivindicação do deputado estadual Thiago Auricchio (PR) junto ao governo de João Doria.

O prefeito José Auricchio afirmou que a delegacia inicia os trabalhos com 47 inquéritos de violência contra a mulher que tramitavam em outros distritos policiais da cidade.

“Nossa filosofia sempre foi integrar todas as forças de segurança. Integração, seja ela física ou de inteligência, mostra que a resposta sempre é melhor para toda população. Com essa inauguração da Delegacia da Mulher, levamos mais uma prestação de serviço de qualidade ao morador, já que atende demanda muito específica, que, infelizmente, a sociedade tem visto crescer de forma acelerada”, afirmou Auricchio.

O secretário Camilo também ressaltou a importância de mais uma delegacia da mulher no Estado. “Hoje nós estamos inaugurando a centésima trigésima quinta delegacia dedicada às mulheres. Destas, 10 funcionam 24 horas, confirmando a atenção que a Polícia Civil tem dado à proteção das mulheres, cumprindo a diretriz do Governo do Estado”, disse o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

A nova delegacia especializada está sediada no prédio que abrigava o 2º Distrito Policial do município, na rua Silvia, 160, no bairro Santa Maria. Com a inauguração, as ocorrências deste distrito passarão a ser atendidas no 1º DP de São Caetano do Sul.

Para receber a DDM, o imóvel, cedido pela Prefeitura, passou por reforma com melhoria custeada pela própria cidade, sem ônus ao Estado. O local conta com nove salas, além de uma sala para acompanhamento, uma brinquedoteca, uma sala de acolhimento e uma sala de depoimento especial.

O deputado estadual Thiago Auricchio disse sobre a conquinta junto ao governo Doria. “É uma alegria muito grande estarmos aqui concretizando uma demanda antiga e deixar nossos agradecimentos a todos os envolvidos e como prova de que podemos realizar as ações com celeridade. Nosso mandato prova que tem muito espaço para a demanda da mulher”, resumiu o deputado estadual.

 

ova DDM funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h às 18 horas,. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero

 

Delegada

O local será chefiado pela delegada Daniela Attab Del Nero, que terá apoio de mais nove policiais civis, sendo quatro investigadores, quatro escrivães e uma operadora de telecomunicações, além de uma frota com quatro viaturas.

A nova DDM funcionará de segunda à sexta-feira, das 9h às 18 horas, beneficiando cerca de 149,2 mil pessoas.

Esta é a segunda DDM inaugurada na atual gestão, sendo a primeira em Jacupiranga, em março deste ano.

Combate à violência contra a mulher

Com a inauguração, o Estado passa a contar com 135 DDMs em pleno funcionamento, sendo que dez delas atendem 24 horas. Além disso, todas as delegacias paulistas seguem o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para atender e melhor acolher casos de violência contra a mulher.

Outra medida importante para proteger o público feminino foi a possibilidade de registrar eletronicamente casos de violência doméstica. A iniciativa passou a valer no mês de abril deste ano, época em que o rol de ocorrências da Delegacia Eletrônica foi ampliado, especialmente devido à pandemia.

Além do boletim eletrônico, desde março de 2019 há o aplicativo SOS Mulher, que permite que as vítimas de violência doméstica – que possuam medida protetiva expedida pela Justiça – peçam ajuda quando estiverem em situação de risco apertando apenas um botão no celular.

“Vimos, na pandemia, a rapidez que a Delegacia Eletrônica entrou forte para atender as necessidades da violência contra a mulher, da violência doméstica, e também temos o SOS Mulher. Ou seja, efetivamente há ações concretas que mostram a atenção do Governo do Estado, da Secretaria da Segurança Pública e da Polícia Civil à proteção desse público”, concluiu o general Campos.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações