VOLTAR
  • Cidades

São Caetano comemora 67 anos da GCM com queda de 75% no roubo de veículo

São Caetano comemora 67 anos da GCM com queda de 75% no roubo de veículo

  • São Caetano aprova aumento de gratificação para GCMs e agentes de trânsito.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/09/2020
  • Compartilhar:

Cidade ainda registra 55% de furto geral e  52% de roubo em geral

 

São Caetano comemora 67 anos da GCM com queda de 75% no roubo de veículos. Foto: Divulgação

 

São Caetano comemora 67 anos da GCM (Guarda Civil Municipal) nesta quinta-feira (17/09) e tem o  que festejar com a divulgação da queda de 75% no roubo de veículo.

No fim agosto, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) do Estado de São Paulo divulgou índices de criminalidade referentes ao no mês de julho e São Caetano, além da diminuição do roubo de carros, ainda teve queda de 45% no furto de veículos, 55% de furto geral e  52% de roubo em geral.

A queda acentuada dos índices criminais em São Caetano, divulgados pela SSP, retratam a integração entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal e, da presença efetiva do contingente nas ruas 24h por dia. Um exemplo dessa presença dos agentes policiais nas ruas foram mais de 30 bloqueios entre as Forças de Segurança (Polícias Militar, Civil e GCM) e mais de 650 bloqueios sanitários, que além de prevenir a disseminação da covid-19 inibem a circulação de pessoas mal-intencionadas e práticas criminosas.

São Caetano também conta com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que possibilita que todos os 15 km² da cidade sejam monitorados, fiscalizando comportamentos suspeitos, acidentes e, principalmente, protegendo a população. São 220 novas câmeras (ao todo 352) com a alta tecnologia é possível aproximar o foco sem perder a nitidez da imagem, o que permite a identificação de placas de veículos e pessoas.

Além disso, os bairros Fundação e Centro são os primeiros contemplados com a nova iluminação pública implantada pela Prefeitura de São Caetano do Sul. Na quinta-feira (6/8), as ruas Ceará e Niterói já tiveram as lâmpadas de vapor de sódio substituídas por LED. As iniciativas integram os programas ReFundação 2020-2025 e Novo Centro, que reúnem série de melhorias macro em ambas as localidades.

PARABÉNS GCM
Criada em 17 de setembro de 1953, por Lei Municipal do então prefeito Anacleto Campanella, a instituição ‘nasceu’ sendo chamada de Guarda Noturna, passou pela denominação de Seção de Polícia Municipal e, em 1988, com a promulgação da Constituição Federal foi criada a Guarda Municipal, pelo prefeito à época, Hermógenes Walter Braido. Em abril de 2000, na gestão de Luiz Olinto Tortorello, surgiu a Guarda Civil Municipal.

A GCM atua no policiamento preventivo e comunitário, na proteção dos bens públicos, serviços e instalações municipais, por meio de sistema inovador e implantação de programas moldados à realidade da cidade. Com o Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13.022/2014), passou a atuar permanentemente para a proteção sistêmica da população, de forma integrada a outros órgãos da segurança pública, tornando-se uma força a mais no combate à violência urbana.

Hoje, comandada pelo GCM 1ª Classe Claudinei da Silva Magalhães, a GCM é composta em sua estrutura organizacional pela Divisão de Operações Especiais, formada pela Rotam (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas), ROMU (Rondas Municipais) e o Canil, considerado exemplo no ABC. Conta, ainda, com as Viaturas Setoriais, Ronda Escolar, Teatro de Fantoches e o Pelotão de Ciclopatrulha.

“É com gratidão que vemos no nosso cotidiano, o resultado da atuação séria e responsável de cada um dos nossos Guardas Civis Municipais. Hoje é o dia do Aniversário da nossa Corporação, o nosso agradecimento e os parabéns a cada um dos 348 homens e 75 mulheres que fazem esta Instituição ser querida por todos. Assim parabenizo a todos idealizadores, Comandantes, Subcomandantes e integrantes que construíram esta linda história de 67 anos de trabalho à cidade de São Caetano do Sul, onde a defesa de nosso Município e seus cidadãos sempre foram o alicerce da instituição. Parabéns Guarda Civil de São Caetano do Sul, comemorou o comandante Magalhães.

A GCM aumentou em 33,95% o atendimento a ocorrências entre janeiro e agosto, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2019 foram 2.821 atendimentos e realizou 3.790 boletins de ocorrências (B.O.), enquanto em 2020 já são 1078 boletins diretamente relacionados a atendimentos e medidas contra a disseminação da covid-19. Os principais atendimentos são contra periclitação de vida, comércio irregular, desordem e perturbação do sossego, além de apoio a outras secretarias e unidades municipais.

Secretário de Segurança de São Caetano, Jorge Martins Salgado ressaltou o aperfeiçoamento dos trabalhos realizados em total integração das Forças de Segurança da cidade com o suporte sempre presente da GCM. “A Guarda Civil Municipal de São Caetano é um símbolo da cidade, pois todos os seus mais de 430 integrantes, homens e mulheres, estão em todos os lugares dos 15 km² da cidade, sempre atuando para salvaguardar não só os patrimônios públicos, mas vidas principalmente. Em nome de toda a Secretaria de Segurança e toda a Prefeitura gostaria de estender os parabéns a todos os guardas e as guardas municipais pelos 67 anos desta valorosa corporação”, finalizou Salgado.