São Caetano cobra Enel por falhas no fornecimento de energia elétrica

Mais visitadas

Prefeitura cita danos causados aos controladores semafóricos e câmeras de fiscalização, além das interrupções de energia que afetam o Atende Fácil e as unidades de saúde

energia elétrica
Atende Fácil é um dos órgãos da Prefeitura que teve problemas por conta da falta de energia. Foto: Divulgação/PSCS

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), notificou a empresa Enel sobre os transtornos e prejuízos causados em São Caetano em virtude das recorrentes falhas no fornecimento de energia. O documento de quatro páginas cobra “providências de urgente necessidade” e também foi protocolado com cópia à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e aos Ministérios Públicos estadual e federal.

O relato de problemas ocorridos na cidade dá conta da suspensão do funcionamento do Atende Fácil, unidade responsável por 480 serviços públicos com média de visitação diária entre 1,3 mil e 1,8 mil pessoas. Trata ainda dos danos causados aos controladores semafóricos e câmeras de fiscalização eletrônica, comprometendo a segurança de motoristas e pedestres, além das interrupções de energia que afetam as unidades de saúde pública municipal. Os vários registros de reclamações da população também constam no documento.

São danos que se acumulam, dia após dia, na Administração Municipal, nas residências, nas empresas e nos comércios que também são diretamente afetados, e que devem ser remediados com a maior brevidade possível para que não mais assolem nossa cidade”, disse o prefeito.

O documento finaliza com cobrança de “resposta com o posicionamento definitivo acerca dos prazos e medidas para o restabelecimento da normalidade” dos serviços em São Caetano.
A Enel foi procurada, mas até o fechamento da reportagem não havida dado retorno para se posicionar sobre o assunto.

Outro lado

 

śrvores
Enel argumenta que queda de árvores e galhos, chuvas e ventos fortes estão entre os principais motivos das ocorrências em São Caetano

 

A Enel Distribuição São Paulo informou que causas ambientais, como a queda de árvores e galhos, chuvas e ventos fortes estão entre os principais motivos das ocorrências no município de São Caetano, nos primeiros meses do ano, em decorrências das fortes chuvas de verão.

Como exemplo, podemos citara tempestade do dia 10 de março, que deixou duas subestações da distribuidora alagadas e afetou o fornecimento de energia na região do ABC, sobretudo os bairros Rudge Ramos, São João Clímaco e a cidade de São Caetano do Sul.”, diz a nota da Enel.

De acordo com a empesa, em 2019, o município está mapeado no plano de manutenção da distribuidora, que realizará mais de 3 mil podas em árvores que estão próximas à rede elétrica na cidade. “Também estão previstos investimentos em modernização da rede, como a instalação de chaves e religadores automáticos, equipamentos que têm como objetivo reduzir o número de ocorrências e diminuir o tempo para o restabelecimento, além da instalação de 6 km de spacer cable, um tipo de cabeamento mais resistente a interferência de ventos fortes, galhos e quedas de árvores”, concluiu a Enel.

Mais publicações

1 COMENTÁRIO

  1. Atualizando para 2022: o problema continua ocorrendo e não somente está relacionado a quedas de árvores e alagamentos, mas ao cabeamento que precisa ser revisto. Entrei em contato com o setor de iluminação pública que me confirmou a informação. Já chegamos inclusive a ouvir o estouro do transformador e as tais quedas são totalmente negligenciadas há muitos anos, pois soluções paliativas não adiantam.
    É necessário que comecem a se responsabilizar por tais problemas que afetam vários bairros de SCS.
    Relações comerciais têm duas vias. Fornece-se o serviço de forma competente e é pago por este. Há alguns anos, só pagamos pelo serviço, mas o mesmo está longe de ser prestado adequadamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações