São Caetano chega aos 141 anos com melhor avaliação financeira do ABCD

 Em meio às comemorações de aniversário da cidade, município festeja elevação de nota pela Caixa Econômica Federal

são caetano
São Caetano comemora aniversário com melhora na classificação financeira. Foto: Divulgação/PSCS

 

São Caetano comemora neste sábado (28/07) 141 anos de emancipação política e comemora o fato de a Caixa Econômica Federal ter elevado a nota da Prefeitura em sua classificação de credibilidade financeira, a melhor da região do ABCD. A nota antiga era D e passou agora para BBB e ficou a um degrau apenas da classificação máxima (A). Também chamada de rating ou classificação de risco, essa nota indica ao mercado financeiro a situação fiscal da cidade, assim como o baixo risco para os investimentos realizados na cidade.

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) disse que esse resultado é fruto de um ano de sacrifício em termos de equilíbrio das contas. “Em 2017 precisamos implantar um choque de gestão, que nunca é fácil. Mas o resultado está aí. Foram dois anos que pagamos a conta e agora temos tudo para crescer”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário da Fazenda, Jefferson Cirne da Costa, a elevação na classificação é resultado “do esforço conjunto” de todas as secretarias para a redução no volume de despesas e o aumento da eficiência da arrecadação. “Essa nota nos permite buscar recursos no mercado financeiro sem a necessidade de aval da União, o que pode agilizar em muito o tempo de tramitação dos processos de financiamento”, complementa o secretário.

Para fazer sua avaliação, a Caixa compara a dívida do município e o custeio da máquina com a arrecadação e avalia as obrigações financeiras em relação ao saldo em caixa. “Também foi considerada a capacidade de geração de poupança da ordem de 17% da arrecadação – recursos que podemos utilizar para honrar nossos compromissos financeiros”, dise o secretário.

 

auricchio
Prefeito afirma que classificação foi resultado de choque de gestão no primeiro ano de mandato. Foto: Divulgação/PSCS

Avaliações

Outras duas instituições financeiras do País também fizeram boas avaliações da capacidade de crédito da Prefeitura de São Caetano: o Banco do Brasil fez uma revisão do grau de risco do município e elevou a nota de C (dada em 2016) para A, no ano de 2017. E o Tesouro Nacional também atribui o conceito B.