VOLTAR
  • Economia

São Caetano chega aos 141 anos com melhor avaliação financeira do ABCD

Em meio às comemorações de aniversário da cidade, município festeja elevação de nota pela Caixa Econômica Federal

  • são caetano
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/07/2018
  • Compartilhar:

 Em meio às comemorações de aniversário da cidade, município festeja elevação de nota pela Caixa Econômica Federal

são caetano

São Caetano comemora aniversário com melhora na classificação financeira. Foto: Divulgação/PSCS

 

São Caetano comemora neste sábado (28/07) 141 anos de emancipação política e comemora o fato de a Caixa Econômica Federal ter elevado a nota da Prefeitura em sua classificação de credibilidade financeira, a melhor da região do ABCD. A nota antiga era D e passou agora para BBB e ficou a um degrau apenas da classificação máxima (A). Também chamada de rating ou classificação de risco, essa nota indica ao mercado financeiro a situação fiscal da cidade, assim como o baixo risco para os investimentos realizados na cidade.

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) disse que esse resultado é fruto de um ano de sacrifício em termos de equilíbrio das contas. “Em 2017 precisamos implantar um choque de gestão, que nunca é fácil. Mas o resultado está aí. Foram dois anos que pagamos a conta e agora temos tudo para crescer”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário da Fazenda, Jefferson Cirne da Costa, a elevação na classificação é resultado “do esforço conjunto” de todas as secretarias para a redução no volume de despesas e o aumento da eficiência da arrecadação. “Essa nota nos permite buscar recursos no mercado financeiro sem a necessidade de aval da União, o que pode agilizar em muito o tempo de tramitação dos processos de financiamento”, complementa o secretário.

Para fazer sua avaliação, a Caixa compara a dívida do município e o custeio da máquina com a arrecadação e avalia as obrigações financeiras em relação ao saldo em caixa. “Também foi considerada a capacidade de geração de poupança da ordem de 17% da arrecadação – recursos que podemos utilizar para honrar nossos compromissos financeiros”, dise o secretário.

 

auricchio

Prefeito afirma que classificação foi resultado de choque de gestão no primeiro ano de mandato. Foto: Divulgação/PSCS

Avaliações

Outras duas instituições financeiras do País também fizeram boas avaliações da capacidade de crédito da Prefeitura de São Caetano: o Banco do Brasil fez uma revisão do grau de risco do município e elevou a nota de C (dada em 2016) para A, no ano de 2017. E o Tesouro Nacional também atribui o conceito B.