São Caetano atinge 54 mil moradores testados contra a covid-19

Mais visitadas

Cidade supera a marca de um terço da população testada contra a covid-19

 

Cidade supera a marca de um terço da população testada contra a covid-19. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero

 

São Caetano já testou mais de um terço dos moradores contra a covid-19. Até quinta-feira (23/7), foram realizados 54.097 testes, contabilizando os cinco programas de testagens da Prefeitura, além dos servidores públicos e pacientes internados nos hospitais municipais. O número representa 33,5% da população da cidade, que é de 161.127 habitantes, segundo estimativa feita pelo IBGE em 2019.

“A testagem em massa nos permite mapear o comportamento do coronavírus. Com isso, além de protegermos os nossos moradores, conseguimos adotar ações assertivas no combate à covid-19, sempre na busca do objetivo maior, que é salvar vidas”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior, alertando que a flexibilização da quarentena não significa volta à normalidade. “Estamos atravessando a pior crise sanitária do mundo contemporâneo. É fundamental que todos continuem se protegendo.”

Conheça os cinco programas de testagem da Prefeitura contra a covid-19:

Domiciliar (Disque Coronavírus) – Iniciado em 6 de abril em parceria com a USCS, é destinado exclusivamente a moradores com sintomas de covid-19. O chamado deve ser efetuado pelo Disque Coronavírus (0800 774 4002) ou pelo hotsite coronasaocaetano.org. Identificado indício da doença, é enviado kit para o morador realizar a autocoleta para o exame PCR. O material coletado é enviado para a USP – o resultado sai em até 48 horas.

Drive Thru de Testagem em Massa – Iniciado em 25 de abril, o Drive Thru de Testagem Rápida funciona na Garagem Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 2.100). Lá já foram testados milhares de trabalhadores de diversos segmentos. Atualmente, a iniciativa é direcionada aos idosos, mediante agendamento no site www.saocaetanodosul.sp.gov.br/coronavirus. O resultado sai em 15 minutos.

Bloqueios de Trânsito / Barreiras Sanitárias – Iniciado em 14 de maio, complementa o mapeamento da covid-19 na cidade. Os bloqueios são montados estrategicamente nos 15 bairros, de forma itinerante, de segunda a sábado. Motoristas e passageiros que apresentam alterações na temperatura e no nível de oxigênio são submetidos ao teste rápido no local. Em junho, a ação foi ampliada também para dentro dos ônibus.

Inquérito Epidemiológico – Iniciado em 30 de maio, dá uma dimensão mais precisa sobre quantos moradores têm ou já tiveram contato com a covid-19 e desenvolveram anticorpos contra a doença, permitindo a tomada de ações assertivas do poder público contra o coronavírus. Foram quatro rodadas de pesquisas por amostragem e testes rápidos, sendo 3.441 pessoas testadas.

Habitações Coletivas – Iniciado em 17 de junho, os testes rápidos nas habitações coletivas têm o objetivo de identificar pessoas que contraíram o coronavírus e não apresentaram sintomas, e que, sem o diagnóstico, são potenciais transmissores da covid-19. A Prefeitura criou o Crais (Centro de Referência de Acolhimento e Isolamento Social), um serviço de hotelaria que dá opção do isolamento adequado aos moradores positivados.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações