VOLTAR
  • Cidades
  • São Caetano

São Caetano amplia a quantidade de cirurgias bariátricas

Atualmente, 26 pacientes estão montando processo com entrega de documentação para realização da cirurgia

  • São Caetano amplia a quantidade de cirurgias bariátricas.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 07/03/2024
  • Compartilhar:

Atualmente, 26 pacientes estão montando processo com entrega de documentação para realização da cirurgia

Cirurgia

São Caetano amplia a quantidade de cirurgias bariátricas. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou um mutirão de cirurgias bariátricas. Uma parceria entre a Secretaria de Saúde SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica) e empresa de tecnologia e serviços médicos, que garantiu a doação de 10 kits extras para realização dos procedimentos durante o mês de março.

As duas primeiras cirurgias foram realizadas no sábado (2/3) e as demais acontecerão toda quarta-feira. “Uma ação intensa de cirurgias, que garante mais qualidade de vida aos pacientes que sofrem com a obesidade mórbida. Além disso, a cirurgia controla diabetes e doenças cardiovasculares”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior, que esteve no Centro Cirúrgico acompanhando a ação nesta quarta (6/3).

“Fazemos regularmente cerca de seis cirurgias por mês. Em março serão 10 cirurgias extras, para fluir a fila de espera e tentar minimizar o problema das pessoas que têm obesidade mórbida. As cirurgias são realizadas por laparoscopia com o método bypass, onde o estômago é reduzido com cortes ou grampos, e é feita uma alteração no intestino para reconectá-lo à parte do estômago que irá permanecer funcional”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Atualmente, 26 pacientes estão montando processo com entrega de documentação para realização da cirurgia – outros 230 estão em acompanhamento no GSD (Grupo de Saúde Diária).

O GSD é um grupo educacional e terapêutico. Os encontros têm duração de uma hora e são realizados a cada 15 dias. “Temos acompanhamento de nutricionistas e psicólogas, que abordam questões relacionadas à alimentação saudável e adequada, atividade física e a relação do indivíduo com os alimentos. Após dois anos de GSD, o paciente é avaliado pela equipe para definir se será encaminhado para cirurgia bariátrica ou se seguirá usufruindo dos serviços oferecidos pela rede sem intervenção cirúrgica”, explicou o médico responsável pelo serviço, Paulo Regina.

Para ser encaminhado ao GSD, o paciente precisa ter IMC acima de 35. O encaminhamento é feito pelas Unidades Básicas de Saúde.