VOLTAR
  • Cidades

São Caetano abastece escolas com 2 milhões de itens de proteção contra covid

Alunos retornaram às salas de aula no último dia 11; retomada é gradativa 

  • Alunos retornaram às salas de aula no último dia 11; retomada é gradativa.
    Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/02/2021
  • Compartilhar:

Alunos retornaram às salas de aula no último dia 11; retomada é gradativa

 

Alunos retornaram às salas de aula no último dia 11; retomada é gradativa. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

A Prefeitura de São Caetano abastece escolas com mais de 2 milhões de itens de proteção contra a covid-19. De acordo com a administração de Tite Campanella, essa é uma “uma retomada das aulas presenciais opcional, gradativa, qualitativa e segura para toda a comunidade escolar, conforme prevê o Plano de Retomada da Educação, em prática desde o dia 11 deste mês”.

Para atingir esse objetivo, o plano foi elaborado por uma equipe composta por assistentes de direção, orientadoras educacionais, professores auxiliares de direção da rede municipal de ensino e técnicos da Secretaria de Educação.

O resultado desse trabalho foi um minucioso protocolo de segurança enviado para as escolas. “Mas cada unidade escolar teve autonomia para planejar, adaptar e também criar seus próprios protocolos a partir de necessidades locais. Em cada unidade, os professores foram estimulados a participar do processo e dar sua opinião”, destaca o secretário Fabrício Coutinho de Faria.

Além da elaboração de protocolos de segurança, a Secretaria Municipal de Educação também adquiriu EPIs (equipamentos de proteção individual) para atender os 1.800 professores da rede.

Ao todo, já foram adquiridos mais de 15 mil itens de uso individual, como máscaras e aventais, além de higienizadores, tapetes sanitizantes e dispensers de álcool gel. As unidades escolares também estão adquirindo itens com recursos do governo federal destinados a esse fim. E a Secretaria de Educação já está solicitando adesão à Ata de Registro de Preços para a compra de mais de dois milhões de itens de EPI que ficarão à disposição das escolas.

 

São Caetano abastece escolas com 2 milhões de itens de proteção contra covid. Foto: Divulgação

 

Confira as aquisições já realizadas:

Termômetro infravermelho: 165

Pilha AAA: 660

Máscara shield: 2.000

Máscara descartável (caixa com 50): 500

Avental descartável (pacote com 10): 500

Higienizador (400g): 1.500

Álcool gel (800 ml): 6.000

Tapete sanitizante: 347

Dispenser álcool gel: 347

Novas aquisições

Termômetro: 600

Pilha AAA: 4.800

Máscara shield: 12.000

Máscara descartável (caixa com 50): 19.200

Avental descartável (pacote com 10): 96.000

Álcool gel 70% (500 gr): 108.000

Álcool gel 70% (galão 5kg): 12.000

Álcool 70% (litro): 48.000

Vacinas para os professores

O Plano Estadual de Imunização, seguido rigidamente pela Prefeitura de São Caetano, não prevê a vacinação de professores neste momento. Buscar vacinas no mercado é a solução adotada pela Prefeitura.

No último dia 10 de fevereiro, houve a assinatura de protocolo de intenção com a União Química (parceira do Instituto Russo Gamaleya, fabricante do imunizante Sputnik V) para a compra de mais doses de vacinas contra a covid-19, o que permitirá à Prefeitura ampliar os grupos vacinais na cidade, com especial ênfase aos profissionais da Educação.

A Prefeitura possui assinados outros dois protocolos de intenção de compras de vacinas: um com o Instituto Butantan (para a CoronaVac) e outro com o laboratório Janssen (braço da Johnson & Johnson). Os três protocolos têm o mesmo objetivo: ampliar a vacinação contra a covid-19 para além dos grupos previstos no Plano Nacional de Imunização, vacinando todos os moradores com 18 anos ou mais.

Enquanto as vacinas ainda não são comercializadas, a Prefeitura diz que segue adotando nas escolas todos os protocolos de segurança, com vistas a preservar a saúde de nossos educadores e de toda a comunidade escolar.