ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Romu de São Bernardo dispersa 300 pessoas em ações contra pancadões no Bairro dos Casa e no Montanhão

Balanço do ano chega a 5.514 pessoas dispersadas em ocorrências envolvendo pancadões, aglomerações e obstruções de vias públicas

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 11/09/2026 00:15
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 11/09/2026
Compartilhar
Romu de São Bernardo dispersa 300 pessoas em ações contra pancadões no Bairro dos Casa e no Montanhão
Romu de São Bernardo dispersa 300 pessoas em ações contra pancadões no Bairro dos Casa e no Montanhão. Foto: Divulgação

Em combate a perturbação do sossego, a Romu (Ronda Ostensiva Municipal), especializada da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo, dispersou cerca de 300 pessoas durante duas ações da Operação Dorme Bem realizadas no domingo (6/9) e na segunda-feira (7/9), no Montanhão e no Bairro dos Casa. Com as novas intervenções, a unidade soma 5.514 pessoas dispersadas entre janeiro até o início de setembro deste ano em ocorrências envolvendo pancadões, aglomerações e obstruções de vias públicas.

A primeira ação ocorreu por volta das 5h20 de domingo, na Rua Passagem dos Cafezais, região do Montanhão. A equipe encontrou cerca de 200 pessoas ocupando a via pública. Segundo o registro da ocorrência, houve uma briga generalizada após a chegada dos guardas, tornando necessário o emprego de munição química para dispersar a aglomeração e desobstruir a rua.

Já na madrugada de segunda-feira, por volta das 0h42, a Romu foi acionada pelo CCO (Centro de Controle Operacional) após denúncia recebida pelo telefone 153 para atender a uma ocorrência na Avenida Jerônimo Moratti, no Jardim Carminha, região do bairro Dos Casa. No local, aproximadamente 100 pessoas participavam de um pancadão, com som acima do permitido e obstrução da via. Durante a intervenção, pedras e garrafas foram arremessadas contra a equipe. Diante dos atos de hostilidade, os agentes utilizaram munição química para dispersar o público e liberar a via.

Responsável pela Romu, o subinspetor Leão destacou que a atuação das equipes busca garantir tranquilidade aos moradores e a liberação segura dos espaços públicos. “Nosso trabalho é agir de forma preventiva e técnica para impedir que essas aglomerações comprometam o sossego e a segurança da população. A participação dos moradores também é fundamental, porque as denúncias pelo 153 ajudam a direcionar as equipes e permitem uma resposta mais rápida nos pontos que precisam da nossa presença”, afirmou.

ATUAÇÃO PERMANENTE

Unidade especializada da GCM, a Romu é preparada para atuação tática e apoio às equipes em ocorrências de maior complexidade. O trabalho é direcionado de forma estratégica, com base em dados do Observatório de Segurança e nas demandas da população, ampliando a capacidade de resposta da corporação em diferentes regiões da cidade.

Em 2026, a Romu participou de cerca de 36 ações da Operação Dorme Bem SBC, realizada todos os fins de semana como iniciativa permanente de combate à perturbação do sossego. O trabalho inclui patrulhamento noturno, saturação de viaturas em pontos sensíveis, bloqueios em vias, abordagens a veículos com som alto, dispersão de aglomerações e apoio à fiscalização de estabelecimentos comerciais. A unidade também integra as operações Bairro Mais Seguro e Segurança Direto ao Ponto.

Para o comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, a atuação da Romu fortalece o trabalho realizado diariamente pela corporação. “A Romu está sempre pronta para chegar junto e apoiar nossas equipes nas ocorrências mais difíceis. É um trabalho que exige preparo, equilíbrio e muita responsabilidade. Na Dorme Bem, essa presença faz diferença porque ajuda a conter os pancadões e garantir que o morador tenha o direito de descansar”, afirmou.

DENÚNCIAS

A população pode denunciar casos de perturbação do sossego, atitudes suspeitas ou situações de risco pelo telefone 153.

Tags:açõesbairro dos casamanchetemontanhãopancadõesromusão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Terça-feira e quarta-feira com chuva e frio no ABC; Defesa Civil fez alerta para temporal e ventos fortes Atenção: Risco de tempestades no Estado de São Paulo
Próximo artigo Rodrigo Bocardi nega acusações de extorsão e alega ser vítima de gravação ilegal por prefeitura Rodrigo Bocardi nega acusações de extorsão e alega ser vítima de gravação ilegal por prefeitura

Últimas notícias ABC Paulista

sao paulo dorival
Impasse político trava plano do São Paulo para quitar salários atrasados
11/09/2026
Corinthians
Corinthians comenta sobre a possível punição a Memphis e confirma a perda de Raniele
11/09/2026
Palmeiras abel ferreira
Palmeiras e Abel recebem provocação do Flamengo nas redes
11/09/2026
Três atletas dos Girafinhas são convocados para etapa de observação da Seleção Brasileira Sub-16
Três atletas dos Girafinhas são convocados para etapa de observação da Seleção Brasileira Sub-16
11/09/2026
Rodrigo Bocardi nega acusações de extorsão e alega ser vítima de gravação ilegal por prefeitura
Rodrigo Bocardi nega acusações de extorsão e alega ser vítima de gravação ilegal por prefeitura
11/09/2026

Recomendadas

Terça-feira e quarta-feira com chuva e frio no ABC; Defesa Civil fez alerta para temporal e ventos fortes
Cidades

Atenção: Risco de tempestades no Estado de São Paulo

11/09/2026
Aluna da EJA que sonhava em cursar Direito morre após passar mal em escola de São Bernardo
São BernardoCidades

Aluna da EJA que sonhava em cursar Direito morre após passar mal em escola de São Bernardo

10/09/2026
Sistemas de inteligência auxiliam polícia a prender em Santo André foragido acusado de abusar da própria irmã
Santo AndréCidades

Sistemas de inteligência auxiliam polícia a prender em Santo André foragido acusado de abusar da própria irmã

10/09/2026
Família de saruês é flagrada em muro de escola estadual em São Bernardo do Campo
São BernardoCidades

Família de saruês é flagrada em muro de escola estadual em São Bernardo do Campo

10/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?