
A Prefeitura de São Bernardo realizou neste sábado (1º/8) o 11º encontro do programa “A Voz da Gente, Cidade Pra Frente”, desta vez reunindo moradores do Riacho Grande, Vila Areião e Balneária. A iniciativa, liderada pelo prefeito Marcelo Lima, segue percorrendo todas as regiões da cidade para ouvir diretamente a população e construir, de forma participativa, a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2027 e já reúne mais de 1.000 contribuições da população durante os encontros regionais. .
A receita do programa é inovadora: o encontro recebe moradores, o chefe do executivo municipal, todo o secretariado e membros do legislativo para colher demandas e debater o orçamento. Em cada encontro, os munícipes tem a oportunidade de apontar diretamente quais são as demandas e projetos para a região. Cada sugestão recebida será analisada pelas equipes técnicas da Prefeitura de todas as secretarias envolvidas e servirá de base para definir as prioridades de investimento do próximo orçamento municipal.
O prefeito Marcelo Lima comentou, satisfeito, a maneira que o programa está contribuindo diretamente no planejamento. “O orçamento da cidade precisa refletir aquilo que realmente faz diferença na vida das pessoas. Por isso estamos percorrendo todas as regiões de São Bernardo para ouvir quem vive em cada bairro”, explicou. “Nunca houve um programa dessa dimensão, levando toda a administração para dialogar diretamente com a população. É assim que construímos uma cidade melhor: ouvindo, planejando e executando ao lado de quem conhece a realidade de cada região”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
Ao longo da manhã, os moradores utilizaram o espaço para reconhecer investimentos já realizados pela administração municipal e apresentar novas sugestões para o desenvolvimento da região. As manifestações abordaram temas ligados à infraestrutura, mobilidade, regularização fundiária, esporte e lazer, segurança, iluminação pública, abastecimento de água, habitação, educação, meio ambiente e melhorias em equipamentos públicos.
Entre os relatos, moradores destacaram avanços importantes promovidos pela gestão no Riacho Grande. Maria Ribeiro agradeceu o trabalho realizado nos bairros e afirmou nunca ter visto uma administração olhar de forma tão próxima para a região, ressaltando especialmente os avanços na saúde e o desenvolvimento da cidade. Laercio Machado também reconheceu as melhorias promovidas no Capelinha, principalmente na regularização fundiária e na iluminação pública, além de destacar a importância da prefeitura abrir espaço para que a população participe das decisões sobre o futuro do município.
PRÓXIMOS PASSOS
As contribuições apresentadas durante o encontro também apontaram prioridades para os próximos investimentos da região, com destaque para melhorias na infraestrutura viária, ampliação de equipamentos esportivos e de lazer, reforço da segurança, avanços na mobilidade, fortalecimento da política habitacional, ampliação da regularização fundiária, melhorias ambientais e aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados à população.
Outro momento que chamou a atenção foi a participação do estudante Heitor Feliciano, de apenas 11 anos, que utilizou o microfone para agradecer a implantação do atendimento pediátrico na UPA da região e apresentar sugestões voltadas à infraestrutura, esporte, transporte escolar e serviços de abastecimento, demonstrando o envolvimento das novas gerações na construção das políticas públicas da cidade.
O encontro também reforçou as ações já realizadas pela Prefeitura na região do Riacho Grande, Vila Areião e Balneária. Entre os principais investimentos estão o início da revitalização da Prainha do Riacho Grande, a entrega de 236 apartamentos no Complexo do Areião, a inauguração do Centro Esportivo e Comunitário do bairro, a entrega de 270 escrituras de regularização fundiária, a revitalização do Campo do Jurubeba, a requalificação dos escadões da região, a implantação da Praça-parque do Jurubeba, a manutenção da EMEB Suzete Aparecida Campos, a primeira etapa da revitalização do Parque Estoril, o recapeamento de mais de 20 vias, a readequação do Centro de Esportes Aquáticos do Riacho e a entrega do novo acesso do Km 31 da Rodovia Anchieta.
Além dos encontros presenciais, a população pode continuar contribuindo por meio da consulta pública disponível no portal da Prefeitura. A plataforma permite que qualquer morador registre sugestões para diversas áreas da administração municipal, ampliando a participação popular na elaboração da LOA 2027.
PRÓXIMOS ENCONTROS
O programa “A Voz da Gente, Cidade Pra Frente” segue nas próximas semanas com reuniões nas demais regiões do município:
* 04/08 – Batistini, Represa e Los Angeles
* 06/08 – Assunção
* 08/08 – Santa Cruz e Tatetos
* 10/08 – Vila São Pedro e Esperança
Pelo endereço saobernardo.sp.gov.br/consultapublica, qualquer morador pode registrar propostas para diversas áreas da administração, como saúde, educação, mobilidade, segurança, zeladoria, assistência social, esporte, cultura, meio ambiente, habitação e inclusão. Ao final dos 15 encontros, todas as contribuições presenciais e online serão avaliadas para a elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2027, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com um planejamento construído ao lado da população.
