ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

ENEL São Paulo retira 900 quilos de cabos irregulares dos postes em São Bernardo Do Campo

Operação realizada em parceria com a Prefeitura de São Bernardo inspecionou 1.791 postes em 24 vias da cidade 

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 24/07/2026 09:50
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 24/07/2026
Compartilhar
ENEL São Paulo retira 900 quilos de cabos irregulares dos postes em São Bernardo Do Campo
ENEL São Paulo retira 900 quilos de cabos irregulares dos postes em São Bernardo Do Campo. Foto: Divulgação

A Enel Distribuição São Paulo retirou 900 quilos de cabos irregulares de telecomunicações durante uma operação realizada em junho em São Bernardo do Campo. Em parceria com a Prefeitura, a distribuidora inspecionou 1.791 postes em 24 vias da cidade, removendo estruturas clandestinas, rompidas ou sem identificação, com o objetivo de aumentar a segurança da população e contribuir para a organização da infraestrutura compartilhada.

As ações ocorreram em importantes corredores viários, como as avenidas Luiz Pequini e Kennedy e a Rua Jurubatuba, além de outros pontos previamente programados e locais atendidos em caráter emergencial. A operação integra o programa de ordenamento da infraestrutura de postes compartilhados, contribuindo para uma cidade mais segura e organizada.

Com o resultado obtido em junho, a distribuidora já retirou cerca de 1,7 toneladas de cabos irregulares em São Bernardo do Campo somente em 2026. No mesmo período, foram inspecionados mais de 4 mil postes, distribuídos em 53 vias do município.

Todo o material retirado é armazenado em caçambas localizadas nas bases operacionais da distribuidora e, posteriormente, encaminhado para uma empresa especializada, responsável pela destinação ambientalmente adequada dos resíduos.

Como funciona o Censo de Postes e a identificação de fios irregulares

A Enel realiza continuamente o Censo de Postes, metodologia utilizada para mapear e fiscalizar a ocupação da infraestrutura compartilhada. Durante as inspeções, equipes técnicas identificam empresas ocupantes da rede e removem cabos clandestinos, rompidos, sem identificação ou pertencentes a operadoras que utilizam os postes sem contrato vigente.

A organização e a manutenção dos cabos de telecomunicações são responsabilidades das empresas que compartilham os postes da distribuidora, conforme estabelecem as normas da ANEEL e da ANATEL. À Enel cabe fiscalizar a ocupação da infraestrutura e remover cabos clandestinos, sem identificação, rompidos ou que ofereçam risco iminente à população.

Nos casos em que as empresas possuem contrato regular com a distribuidora, mas apresentam inconformidades técnicas em suas instalações, elas são notificadas para realizar as adequações previstas na regulamentação vigente.

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 8,5 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por TV São Bernardo (@tv.sbc)

- Advertisement -
Tags:cabosenelfiosremoçãosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Feira de pets no CCZ de São Bernardo incentiva adoção neste sábado Feira de pets no Centro de Zoonoses de São Bernardo incentiva adoção neste sábado
Próximo artigo Palmeiras Palmeiras no Brasileirão: Liderança no 1º turno representa 74% de chance de título

Últimas notícias ABC Paulista

Frente fria traz chuva forte e alerta para risco de deslizamentos e alagamentos em São Bernardo
Frente fria traz chuva forte e alerta para risco de deslizamentos e alagamentos em São Bernardo
04/09/2026
Filhote de gato é resgatado com ferimentos graves em São Bernardo do Campo
Filhote de gato é resgatado com ferimentos graves em São Bernardo do Campo
04/09/2026
Furtos de rodas de carros voltam a assustar motoristas no ABC; São Bernardo registra dois casos
Furtos de rodas de carros voltam a assustar motoristas no ABC; São Bernardo registra dois casos
04/09/2026
Após relatos de aranhas e escorpiões, secretário da Saúde de São Bernardo dá orientações
Após relatos de aranhas e escorpiões, secretário da Saúde de São Bernardo dá orientações
04/09/2026
Mendonça agradece apoio de líderes religiosos em meio a tensões no STF
Mendonça agradece apoio de líderes religiosos em meio a tensões no STF
04/09/2026

Recomendadas

praia de Guarujá
BrasilCidades

Feriado de 7 de Setembro: 8 em cada 10 praias do litoral de SP estão próprias para banho

04/09/2026
Foragido da Justiça morre em confronto com o Baep em São Bernardo
São BernardoCidades

PM investiga denúncia de propina de R$ 20 mil a comandante do 6º Baep no Grande ABC

04/09/2026
Pastor Alemão vagando no Bairro Planalto mobiliza moradores em São Bernardo
São BernardoEspaço Pet

Pastor Alemão vagando no Bairro Planalto mobiliza moradores em São Bernardo

04/09/2026
GCM de Diadema amplia frota com 12 novas motocicletas
DiademaCidades

GCM de Diadema amplia frota da Corporação com 12 novas motocicletas

04/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?