ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Ação realizada na UBS Nazareth celebra Dia Mundial do Autismo em São Bernardo

Em roda de conversa, mãe de um adolescente com autismo de 18 anos conversou com equipe e pacientes sobre a realidade das famílias atípicas

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 29/04/2026 06:42
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 30/04/2026
Compartilhar
Ação realizada na UBS Nazareth celebra Dia Mundial do Autismo em São Bernardo
Ação realizada na UBS Nazareth celebra Dia Mundial do Autismo em São Bernardo. Foto: Divulgação

Uma roda de conversa especial e cheia de significado foi realizada na última quinta-feira (23/4), na UBS Nazareth, em São Bernardo. A atividade se deu em celebração ao Abril Azul, em conscientização sobre o Autismo, e contou com a participação da dona de casa Josiane Pereira da Silva Augusto, de 38 anos, que acompanhada do seu filho Robert, ou Rob, como gosta de ser chamado, 18, conversou com a equipe e pacientes da unidade sobre os desafios e a realidade das famílias atípicas. Rob é autista e também conta com diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade).

A família de Josiane – que tem mais três filhos: Gabriela, 19; Rodrigo, 14 e Emanuele, 11 – é acompanhada pela UBS e participou da atividade a convite das ACSs (Agentes Comunitárias de Saúde) Aline Ramos, Maria Eduarda Sampaio e Mariene da Costa Pereira. “Nós temos muito apoio aqui na UBS e poder conversar com as pessoas é sempre uma oportunidade de apresentar não apenas as nossas dificuldades, mas também para que elas entendam como é conviver com uma pessoa autista”, contou a mãe, que tem usado as redes sociais para trazer visibilidade à causa das pessoas que convivem com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

“Quero conquistar espaço para as mães atípicas, porque a maioria de nós cria seus filhos sozinha e a gente precisa de ajuda”, reforçou Josiane. “Essa ajuda pode ser uma conversa, pode ser não lançar um olhar de julgamento quando uma mãe está com seu filho e ele está em crise, aprender como lidar com as pessoas que são autistas. São gestos simples, que todas as pessoas podem fazer, mas que têm grande impacto positivo nas nossas vidas”, completou.

TEMÁTICA

A roda de conversa foi realizada na sala de espera, para que todas as pessoas que passassem pela UBS pudessem participar, se houvesse interesse. Além disso, a unidade também recebeu decoração temática. “A escolha do local da atividade, na recepção, e não em um ambiente fechado, como a sala da comunidade, é justamente para que mais pessoas possam participar e se informar. Foi uma ação muito bacana e a gente espera que cada vez mais as pessoas possam se informar sobre o assunto”, afirmou o médico generalista da UBS, Vinicius Milani.

O médico ressaltou que a UBS é a porta de entrada para toda a rede de saúde e que é através dela que os pacientes autistas terão acesso a atendimento especializado, que pode ser no CER-IV (Centro Especializado em Reabilitação) ou no TEAcolhe, ambulatório de acompanhamento de pessoas com TEA, como também toda a rede de saúde. “É na atenção primária que os atendimentos começam e daqui há o encaminhamento para as especialidades que forem necessárias”, reforçou.

A ACS Aline Ramos, que faz parte da equipe que acompanha Josiane e sua família, pontuou sobre a troca de experiências durante a roda de conversa. “Não apenas os pacientes, mas toda a equipe pôde aprender mais sobre o tema”, avaliou. Também ACS e no último ano de psicologia, Maria Eduarda Sampaio destacou que atividades como essa normalizam a vivência das famílias atípicas. “Quanto mais as pessoas falarem sobre o assunto, mais ele será natural no dia a dia daqueles que não convivem com pessoas autistas, as pessoas vão entender que cada um tem o seu jeito, mas que todos têm seus direitos garantidos”, finalizou.

 

 

Tags:açãocelebraçãoDia Mundial do Autismosão bernardoUBS Nazareth

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Corinthians Corinthians x Peñarol: Detalhes e como assistir ao vivo
Próximo artigo Santo André recebe novo solo de comédia de Thiago Ventura e espetáculo ‘Ghost Writer’ Santo André recebe novo solo de comédia de Thiago Ventura e espetáculo ‘Ghost Writer’
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

holanda
Holanda de Memphis é eliminada por Marrocos nos pênaltis
30/06/2026
Brasil seleção brasileira
Seleção Brasileira: Saiba quanto cada jogador garantiu nas oitavas de final
29/06/2026
Coronel Aparecido Chaves de Souza é novo secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil de Ribeirão Pires
Coronel Aparecido Chaves de Souza é novo secretário de Segurança Urbana, Mobilidade e Defesa Civil de Ribeirão Pires
29/06/2026
Danilo
Danilo comenta erro e “necessidade de seguir em frente”
29/06/2026
Trecho da Rua Marechal Arthur da Costa e Silva receberá recapeamento asfáltico em Ribeirão Pires
Trecho da Rua Marechal Arthur da Costa e Silva receberá recapeamento asfáltico em Ribeirão Pires
29/06/2026

Recomendadas

Mauá Empreendedora leva serviços gratuitos ao centro da cidade
MauáCidades

Mauá Empreendedora leva serviços gratuitos ao centro da cidade

29/06/2026
O sepultamento de Weslleyy ocorreu no fim da tarde deste domingo, no Cemitério de Ribeirão Pires.
MauáCidadesRibeirão Pires

Motociclista morre em colisão e veículos pegam fogo em avenida de Mauá

29/06/2026
Após arrastão causar pânico e motoristas andarem na contramão, PM reforça policiamento na Imigrantes
BrasilCidades

Após arrastão causar pânico e motoristas andarem na contramão, PM reforça policiamento na Imigrantes

29/06/2026
Homem morre baleado na zona leste de São Paulo; polícia apura suspeita de ligação com atentado contra o Tenente Pimentel em São Caetano
São CaetanoCidades

Homem morre baleado na zona leste de São Paulo; polícia apura suspeita de ligação com atentado contra o Tenente Pimentel em São Caetano

29/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?