ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

São Bernardo leva Educação Financeira às escolas do Ensino Fundamental da rede municipal

Iniciativa da gestão Marcelo Lima reforça o compromisso com o desenvolvimento de hábitos e valores desde a infância, como consumo consciente e responsabilidade financeira do município de São Bernardo

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 11/03/2026 08:48
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 11/03/2026
Compartilhar
São Bernardo leva Educação Financeira às escolas do Ensino Fundamental da rede municipal
São Bernardo leva Educação Financeira às escolas do Ensino Fundamental da rede municipal. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo, sob gestão de Marcelo Lima, reforça o compromisso com a formação integral dos estudantes e avança na implantação da Educação Financeira em todas as escolas de Ensino Fundamental da rede municipal. A medida é denominada Projeto Banco+, e consolida mais uma política pública educacional, ampliando o impacto de ações da gestão. A partir de agora, em torno de 40 mil alunos (1.563 turmas) do 1º ao 5º ano, de 75 unidades, passam a receber noções básicas sobre questões financeiras do dia a dia, algumas já a partir desta segunda-feira (9/3).

A iniciativa da gestão do prefeito Marcelo Lima fortalece o desenvolvimento de competências relacionadas ao planejamento, consumo consciente, responsabilidade financeira e tomada de decisões, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios da vida contemporânea desde os primeiros anos. A iniciativa significa também um passo adicional na missão de alçar São Bernardo como cidade educadora, após a criação da Faculdade Municipal e de programas de concessão de bolsas de estudo nas áreas de Saúde – inclusive no curso de Medicina – e Direito, entre outras ações.

“Assumimos esse compromisso no Plano de Governo. Ao levar a Educação Financeira para 75 escolas do Ensino Fundamental da rede municipal a nossa gestão reafirma o compromisso com uma educação pública de qualidade e integral, voltada à preparação dos estudantes para os desafios da vida em sociedade. É muito importante que eles aprendam desde cedo sobre receita e despesa, ou seja, o dinheiro que a família recebe e quanto gasta a cada mês. Com isso, certamente serão cidadãos mais conscientes e responsáveis com as questões financeiras”, salientou o prefeito Marcelo Lima.

O processo de implementação foi estruturado em etapas previamente organizadas pela Secretaria de Educação para garantir a efetividade do projeto. Em novembro de 2025, os coordenadores pedagógicos participaram da apresentação institucional do Projeto Banco+, quando foram detalhados os objetivos, fundamentos pedagógicos e possibilidades de aplicação no contexto escolar dos Anos Iniciais do Fundamental.

AÇÃO ESTRATÉGICA

Na segunda etapa, em janeiro de 2026, todas as unidades receberam os kits Banco+ destinados a professores e estudantes, a fim de assegurar as condições materiais necessárias para as atividades em salas de aula. Como ação estratégica para proporcionar qualidade pedagógica e alinhamento curricular à rede municipal, a Secretaria de Educação iniciou curso para formação específica dos professores relacionada à educação financeira.

A formação começou para cerca de 1.600 professores, que participam de aulas presenciais organizadas pela Escola de Formação dos Profissionais da Educação (Efope). Para assegurar organização adequada, qualidade formativa e vivências pedagógicas em grupos menores, os profissionais das 75 unidades envolvidas no processo foram distribuídos em dois períodos: de 2 a 6 e de 16 a 20 de março, sempre das 19h às 22h. Nesta primeira semana, aproximadamente 800 professores participaram da formação.

O Projeto Banco+ está em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e complementa os recursos pedagógicos já adotados pela rede, como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Governo Federal, e o Currículo em Ação, iniciativa do Governo do Estado que fornece materiais didáticos estruturados (cadernos do aluno/professor) e formação continuada a educadores.

Segundo o secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa, a decisão da gestão do prefeito Marcelo Lima de iniciar o trabalho também no 1º e 2º anos fortalece o compromisso com a construção de hábitos e valores desde a infância, reforçando o “letramento matemático e a formação cidadã”. “A temática da educação financeira já está prevista no currículo municipal e é desenvolvida de forma transversal, integrada às áreas do conhecimento, especialmente à Matemática. Com o novo material (kits Banco+), o trabalho passa a contar com recursos organizados por faixa etária, propostas lúdicas, situações-problema e orientações pedagógicas para os professores”, frisou o secretário.

Tags:Educação Financeiraensino fundamentalescolasrede municipalsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Terceira Idade de São Caetano reúne cerca de 200 idosos em aulão no Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo Terceira Idade de São Caetano reúne cerca de 200 idosos em aulão no Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo
Próximo artigo Copa do Brasil transmissoes Transmissões desta quarta (11); saiba como assistir a todos os jogos no Brasil

Últimas notícias ABC Paulista

Cantor Milton Nascimento é internado com pneumonia
Cantor Milton Nascimento é internado com pneumonia
18/07/2026
Corinthians
Corinthians esbarra em salário de R$ 800 mil para vender Pedro Raul
18/07/2026
Guarda Civil Municipal flagra motorista embriagado e apreende veículo em São Bernardo
Guarda Civil Municipal flagra motorista embriagado e apreende veículo em São Bernardo
18/07/2026
Homem é morto em confronto com o Baep após perseguição em Santo André
Homem é morto em confronto com o Baep após perseguição em Santo André
18/07/2026
Corinthians
Corinthians já tem valor definido para vender André
18/07/2026

Recomendadas

Delegado Nico relembra assalto com reféns no Centro de São Bernardo do Campo
São BernardoCidades

Delegado Nico relembra assalto com reféns no Centro de São Bernardo do Campo

18/07/2026
Repórter da TV Globo se emociona com relato de menina de 8 anos que perdeu a mãe no Recife
BrasilVariedades

Repórter da TV Globo se emociona com relato de menina de 8 anos que perdeu a mãe no Recife

18/07/2026
Carreta tomba e interdita alça de acesso da Anchieta para o Rodoanel
São BernardoCidades

Carreta tomba e interdita alça de acesso da Anchieta para o Rodoanel

17/07/2026
Cachorros abandonados em terminal mobilizam funcionários em São Bernardo
São BernardoEspaço Pet

Mãe e filha abandonadas no Terminal Batistini continuam sem lar após uma semana

17/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?