ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Grupo do Conecta Professor vai levar a Portugal conhecimentos produzidos na rede municipal de São Bernardo

Servidores da Educação selecionados para intercâmbio internacional gratuito e inédito participaram de encontro para tratar de próximos passos do projeto da gestão Marcelo Lima em São Bernardo 

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 26/02/2026 19:07
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 27/02/2026
Compartilhar
Grupo do Conecta Professor vai levar a Portugal conhecimentos produzidos na rede municipal de São Bernardo
Grupo do Conecta Professor vai levar a Portugal conhecimentos produzidos na rede municipal de São Bernardo. Foto: Divulgação

Os 10 servidores da rede municipal de Educação de São Bernardo selecionados para intercâmbio internacional gratuito do Programa Conecta Professor se reuniram, na noite desta terça-feira (24/2), com equipe da gestão do prefeito Marcelo Lima para tratar dos próximos passos do projeto inovador na cidade. O encontro, que incluiu a presença do chefe do Executivo, além de integrantes das secretarias de Educação e de Programas Governamentais, foi organizado no Paço para diálogo com os professores ‘conectados’, que vão ao Exterior para aprender e trazer conhecimentos, mas também para ensinar e mostrar o que a rede municipal produz. Além disso, receberam uma bandeira da cidade para divulgar São Bernardo durante o intercâmbio.

Professora de Educação Infantil na EMEB Mariana Neves Interliche, no bairro Assunção, Viviane Pontes dos Santos ser selecionada para integrar a primeira turma do Conecta Professor provoca um misto de orgulho e de alegria e a sensação de que terá mais responsabilidade, em relação ao que trará de importante na bagagem para trocar com as crianças e com profissionais da rede. Responsabilidade que aumentou quando o prefeito Marcelo Lima pegou uma bandeira de São Bernardo para que ela leve a Portugal e, junto com o grupo, mostre ao longo do congresso. “Vou carregá-la junto com a gente, para onde nós formos, e representar São Bernardo da melhor forma possível”, disse a educadora, que está há 15 anos na rede municipal.

Assim outros educadores, Viviane não escondeu a emoção durante o encontro com o prefeito, principalmente quando ele falou sobre o potencial dos estudantes de São Bernardo. “Me emociona falar dos alunos, do que posso fazer por eles, da minha missão com eles. E porque também aprendo muito com eles. Então, diariamente é uma troca, e quando estão falando do potencial das nossas crianças, fico muito emocionada, porque acredito neles”, frisou a profissional da Educação.

A proposta do Conecta Professor, criada pela gestão Marcelo Lima, é fortalecer a formação pedagógica, incentivar a capacitação contínua dos profissionais da rede municipal em novas metodologias e proporcionar vivências internacionais que ampliem o repertório técnico e cultural. A expectativa é a de que a experiência contribua diretamente para o aprimoramento curricular e para o desempenho profissional dos participantes, além de estimular o pensamento crítico e o contato com diferentes práticas educacionais.

“O Conecta Professor é mais uma iniciativa da nossa gestão para fortalecer a política de valorização dos profissionais da Educação, que começamos a implementar em 2025. E também para reforçar as ações pela formação permanente dos nossos profissionais, que trabalham com amor para cumprir a missão de garantir o melhor ensino às nossas crianças. Ainda temos muito a fazer, mas podem ter certeza de que estar aqui hoje, com vocês, é motivo de orgulho e felicidade”, disse o prefeito Marcelo Lima.

PARTICIPAÇÃO

O grupo de selecionados havia participado na última quinta-feira (19/2) da primeira reunião com a comissão responsável pelo programa – iniciado com o Conecta Estudante, em 2025 – para orientações gerais e detalhes do intercâmbio. Um dia depois, todos os contemplados fizeram as inscrições para o Congresso Porto ICRE’26 – 5ª Conferência Internacional do Porto sobre Investigação em Educação, do qual participarão em julho de 2026.

Os professores também submeteram trabalhos para apreciação da organização do encontro, e aqueles selecionados apresentarão suas propostas durante a programação do ICRE2026. Segundo a Secretaria de Educação, as propostas evidenciam forte compromisso com a educação inclusiva, a equidade e a justiça pedagógica, abordando temas como adaptação curricular, educação socioemocional, valorização docente, cultura corporal, interculturalidade e o uso crítico da inteligência artificial no contexto escolar.

Conforme o cronograma definido para a viagem, o grupo embarca para o intercâmbio em Portugal no dia 19 de julho e retorna no dia 26, período no qual terão oportunidade de viver uma experiência de imersão acadêmica, cultural e linguística. A conferência será realizada entre 21 e 24 de julho. Nos outros dias, os professores poderão aproveitar para passear, visitar pontos turísticos e culturais da cidade do Porto e localidades próximas e conhecer e experimentar a culinária tradicional.

EVENTO ORGANIZADO

O congresso é organizado pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Faculdade de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A estrutura reúne acadêmicos, estudantes, professores, pessoas que estudam educação e áreas que se relacionam com o evento. Geralmente, que produzem material acadêmico, com sistemática de produção científica.

- Advertisement -

A conferência deste ano leva em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), contribuindo para a discussão sobre educação de qualidade, bem-estar como indicador de sucesso e as práticas educacionais e inteligência artificial como desafio premente nos contextos educacionais. Três áreas principais são abordadas: Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, Educação Especial e Pedagogia Inclusiva e Desafios Sociais, Cultura e Educação.

Veja a lista dos 10 selecionados pelo programa:

1º Ano: Henriette Blaskievicz – EMEB Marly Buissa Chiedde (bairro Demarchi)

2º Ano: Angela Janaina Ferreira Fornazier – EMEB Professora Nádia Aparecida Issa Pina (Nova Petrópolis)

- Advertisement -

3º Ano: Monica Jimenez Jimenez – EMEB Professora Marineida Meneghelli de Lucca (Vila Sao Pedro)

4º Ano: Daiana Cristina Santana Oliveira – EMEB José Luiz Jucá (bairro Montanhão)

5º Ano: Vanessa Evangelista Nanci – EMEB Doutor José Ferraz de Magalhães Castro (Independência)

Educação Física: Fabricio Vilela Silva – EMEB Regina Rocco Casa II (Vila São Pedro)

Artes: Thiago Aparecido Miranda – EMEB Belmiro Soares da Cunha ( Demarchi)

EJA / PAPP / AEE: Inês Aparecida Santos Taglianetti (PAPP-Tecci) – EMEB Maurício Caetano de Castro II (Alves Dias)

Educação Infantil: Viviane Pontes dos Santos – EMEB Mariana Neves Interliche (Assunção)

Creche: Erika do Nascimento Santos Gritti – EMEB Josué de Castro (Baeta Neves)

 

Tags:conecta professorgrupoportugalproduçãorede municipalsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Em São Bernardo, GCM prende homem em flagrante por agredir companheira e causar fratura no nariz Em São Bernardo, GCM prende homem em flagrante por agredir companheira e causar fratura no nariz
Próximo artigo Santo André leva 9 mil metros quadrados de asfalto novo ao Jardim Riviera Santo André leva 9 mil metros quadrados de asfalto novo ao Jardim Riviera

Últimas notícias ABC Paulista

Corinthians osmar stabile safiel
André não será mais vendido ao Forest, diz presidente
01/09/2026
abel
CONMEBOL pune Abel por chute em microfone
01/09/2026
corinthians hugo souza
Rosario é punido por racismo contra Hugo Souza, do Corinthians
01/09/2026
Jovens do Projeto Pescar conhecem a SP-Arte Rotas após oficina com Hiram Latorre
Jovens do Projeto Pescar conhecem a SP-Arte Rotas após oficina com Hiram Latorre
31/08/2026
santos neymar
Confira a provável escalação do Santos para jogar contra o Palmeiras
01/09/2026

Recomendadas

Serviço pioneiro de São Bernardo, Instituição de Longa Permanência para Idosos – Grau III acolhe seus sete primeiros moradores
São BernardoCidades

Serviço pioneiro de São Bernardo, Instituição de Longa Permanência para Idosos – Grau III acolhe seus sete primeiros moradores

31/08/2026
São BernardoCidades

Falso juiz preso no ABC já foi candidato a prefeito no interior de SP e declarou patrimônio de R$ 91 milhões

01/09/2026
Identificada mulher trans decapitada e encontrada em mala em São Bernardo: Kethallyn tinha 37 anos
São BernardoCidades

Identificada mulher trans decapitada e encontrada em mala em São Bernardo: Kethallyn tinha 37 anos

01/09/2026
Santo André entrega obra viária no bairro Jardim para melhorar fluidez no trânsito
Santo AndréCidades

Santo André entrega obra viária no bairro Jardim para melhorar fluidez no trânsito

01/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?