ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Vai-Vai leva trajetória da indústria e do cinema de SBC ao sambódromo do Anhembi nesta sexta

História de lutas e desenvolvimento da cidade será tema do samba-enredo da Vai-Vai,maior campeã do Carnaval paulista

Gislayne Jacinto
Última atualização: 13/02/2026 20:19
Por Gislayne Jacinto
Publicado 13/02/2026
Compartilhar
Em Grito de Carnaval, Vai-Vai apresenta samba enredo que homenageia São Bernardo
Vai-Vai leva trajetória da indústria e do cinema de SBC ao sambódromo do Anhembi nesta sexta. Foto: Divulgação

A história de lutas e de crescimento de São Bernardo do Campo tomará o Sambódromo do Anhembi na noite de estreia do Carnaval paulista, nesta sexta-feira (13/2), com “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Paulicéia”, enredo da escola de samba Vai-Vai. A maior campeã do Carnaval paulista irá homenagear a cidade a partir da memória dos Estúdios Cinematográficos Vera Cruz, da trajetória de desenvolvimento da indústria e da pluralidade do povo de São Bernardo. O Vai-Vai entrará na avenida na madrugada de sexta-feira para sábado – com horário previsto para 4h35.

“Uma honra para nossa cidade, para nosso povo, ver uma história tão rica sendo contada em um espaço de valorização cultural, com projeção internacional. Este será importante reconhecimento ao trabalho de milhares de mulheres e homens que participaram da construção de um município que figura entre os maiores e mais desenvolvidas do País.  Lembramos nossas raízes com orgulho do caminho percorrido até aqui. Será, sem dúvidas, um momento de muita emoção”, destacou o prefeito Marcelo Lima.

A enredista do Vai-Vai, Tati Gregório, explica que a história de São Bernardo foi escolhida como forma de prestar homenagem aos trabalhadores. “Na tela, os sonhos ganham luz, revela, na câmera, ação. À ‘vera’, a saga de um povo vencedor, heroico pescador na imensidão. ‘Nobres’ imigrantes aportaram nesse chão, a simplicidade mostra força interior. Alegre, valente, arretado, assim construíram legado no trabalho, o progresso da nação”, diz trecho do enredo. “E essa é a cidade que melhor retrará o cenário para a saga deste povo heroico”, disse Tati.

O corpo de compositores do Vai-Vai conta com a participação, neste ano, de quatro músicos de São Bernardo, entre os quais Cris Viana. “Cresci e estudei na cidade. Sou natural do Assunção. São Bernardo é minha paixão. Quando surgiu a ideia do enredo, na hora quis fazer o samba lá. É espetacular falar sobre São Bernardo. Uma dupla emoção: poder ter um samba no Vai-Vai, que é para raríssimos, e falar sobre nossa cidade”, disse.

SÃO BERNARDO NA AVENIDA

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, prestou apoio à equipe da escola de samba no processo de pesquisa para a composição do enredo para o Carnaval 2026. “Temos orgulho da história de São Bernardo. Pela produção industrial e cultural de milhares de trabalhadores – que serão enaltecidas no samba-enredo, nossa cidade contribuiu para o desenvolvimento econômico e social da região e de todo o País. E nos trouxe para onde estamos hoje, sendo um dos maiores e mais potentes municípios do Estado e do Brasil. Com essa homenagem, o Vai-Vai resgata esse sentimento nos moradores. E também dá visibilidade a questões muito importantes”, avaliou a Secretária de Cultura da cidade, Samara Dinis.

ESQUENTA

A agremiação participou, em 20 novembro do ano passado, nas celebrações ao Mês da Consciência Negra, do ‘Festival Vozes Negras em Movimento’, promovido pela Prefeitura nos Pavilhões e Estúdios São Bernardo, antigo Vera Cruz. Durante a abertura do evento, o Vai-Vai apresentou o enredo em homenagem à São Bernardo.

Em janeiro deste ano, a escola deu o Grito de Carnaval no Teatro Cacilda Becker, na região central da cidade. Intérprete, baianas, passistas, casal de mestre sala e porta bandeira e os ritmistas cantaram o enredo no palco.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Leandro Amaral – Oficial – (@leandroamaral.jornalista)

Tags:carnavaldesfileescola de sambahomenagemsão bernardoVai- Vai

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Santos Tiquinhio Santos empresta Tiquinho ao Mirassol
Próximo artigo GCM Mauá recaptura foragido de saidinha no Jardim Itapark GCM Mauá recaptura foragido de saidinha no Jardim Itapark

Últimas notícias ABC Paulista

Palmeiras
Palmeiras tem retorno de Abel e dois jogadores
01/07/2026
Vini jr selecao brasileira
Brasil fica atrás de 3 seleções em chances de título, diz supercomputador
01/07/2026
Homem de 36 anos é morto a tiros após briga de alunas em Santo André
Homem de 36 anos é morto a tiros após briga de alunas em Santo André
01/07/2026
sao paulo
São Paulo oficializa a chegada de Victor Sá
01/07/2026
sao paulo
São Paulo negocia com defensor do Porto
01/07/2026

Recomendadas

São Caetano lança edital para seleção de apresentações artísticas da 33ª Festa Italiana
São CaetanoCultura e Lazer

São Caetano lança edital para seleção de apresentações artísticas da 33ª Festa Italiana

01/07/2026
Nova obra viária de São Bernardo entre as ruas do Oleoduto e da Comunidade, na Vila São Pedro, celebra aniversário de 39 anos do bairro
São BernardoCidades

Nova obra viária de São Bernardo celebra aniversário de 39 anos da Vila São Pedro

01/07/2026
Ribeirão Pires abre inscrições para o Concurso Princesa do Chocolate 2026
Ribeirão PiresCultura e Lazer

Ribeirão Pires abre inscrições para o Concurso Princesa do Chocolate 2026

01/07/2026
Leci Brandão abre programação de julho do Cinemão de Quinta no Cine Theatro Carlos Gomes
Santo AndréCultura e Lazer

Leci Brandão abre programação de julho do Cinemão de Quinta no Cine Theatro Carlos Gomes

01/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?