
A força especializada Romu (Ronda Ostensiva Municipal) da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo prendeu em flagrante um homem por tráfico de drogas durante a Operação Bairro Mais Seguro, realizada na noite de sexta-feira (23/01), na região do Jardim Detroit e Carminha. A ocorrência foi registrada às 21h58, na Rua Carlos Wunderlick, e resultou na apreensão de entorpecentes, dinheiro em espécie e materiais típicos da atividade criminosa.
Durante o patrulhamento preventivo pelo território, a equipe da Romu se deparou com indivíduos no escadão da Avenida Jerônimo Moratti. Com a aproximação da viatura, alguns tentaram fugir. Um deles, que realizava a venda de drogas no local, carregava uma pochete e tentou se desfazer do objeto ao arremessá-lo sobre o telhado de uma residência. O suspeito foi alcançado e abordado pelos guardas, o que possibilitou a recuperação da pochete e a constatação do material ilícito.
“A atuação ocorreu dentro da Operação Bairro Mais Seguro, que concentra o trabalho da Romu no período noturno para coibir pancadões e outras situações que impactam o sossego da população. Durante essa presença qualificada nos bairros, a equipe identificou a movimentação suspeita e conseguiu atuar de forma técnica, resultando na apreensão das drogas e na prisão do responsável pelo tráfico”, explicou o supervisor da Romu, Marcos.
APREENSÃO
Na abordagem, os agentes localizaram duas folhas de papel com anotações típicas da contabilidade do tráfico. Em diligência imediata, a equipe recuperou a pochete descartada, onde foram encontrados 54 porções de maconha, 14 pinos de cocaína, 34 porções de crack, além de R$ 136,60 em dinheiro. O material foi apreendido e encaminhado para constatação pericial, que confirmou se tratar de drogas ilícitas.
Os dois indivíduos foram conduzidos ao 3º Distrito Policial. A autoridade policial ratificou a prisão em flagrante daquele que estava diretamente envolvido na venda de drogas no local, permanecendo à disposição da Justiça. O outro indivíduo, que não estava em posse de drogas e se apresentou como usuário, foi ouvido como testemunha e liberado, conforme apurado no boletim de ocorrência.
“A equipe agiu com atenção e profissionalismo desde o primeiro momento. O acompanhamento do suspeito foi contínuo, o que permitiu a recuperação do material e a confirmação do tráfico. Esse tipo de ação mostra como a presença da Romu nos bairros faz diferença no dia a dia da população”, afirmou o comandante da GCM, Eduardo dos Santos.
OPERAÇÃO
As ações tiveram início na quinta-feira (22/01), com a Operação Bairro Mais Seguro no bairro Alvarenga, mobilizando equipes da GCM em patrulhamento ostensivo, posicionamento estratégico de viaturas, bloqueios e blitz, com foco na atuação antecipada para impedir a formação de aglomerações e pancadões.
No decorrer da operação, o trabalho foi estendido para os bairros Carminha e Detroit. No período noturno, a atuação ganhou reforço com a Operação Dorme Bem, mantendo o controle territorial e a presença preventiva da Guarda para preservar o sossego público durante a noite e a madrugada.
Ver essa foto no Instagram
