
A Operação Dorme Bem, iniciada na tarde desta sexta-feira (9/1) nos bairros Jardim Detroit e Carminha, em São Bernardo do Campo, resultou na apreensão de 11 veículos, sendo 4 carros e 7 motocicletas, e na autuação de 21 pessoas. Deste total, 13 motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro e os demais foram autuados por irregularidades na documentação. Um indivíduo foi preso por conduzir motocicleta sob efeito de álcool.
De acordo com o inspetor Vaz, responsável pela ação na região, dois homens em uma motocicleta tentaram furar um dos bloqueios montados pela Guarda Civil Municipal na Rua João de Deus Silva, no bairro Carminha, chegando a colidir levemente com um dos guardas municipais, que não sofreu ferimentos. “O condutor foi encaminhado ao 3º Distrito Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça, após ser constatada a embriaguez ao volante por meio do etilômetro”, explicou.
Ao todo, foram realizadas 40 abordagens de veículos entre o final da tarde de sexta-feira (9/1) e o início da manhã deste sábado (10/1). A ação preventiva, com bloqueios em pontos estratégicos, contribuiu para coibir infrações e desestimular práticas irregulares nos bairros.
O supervisor Marcos, responsável pela equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), destacou a importância da atuação estratégica da GCM. “Não houve registros de pancadão nem chamados por perturbação do sossego na região do Carminha e Detroit. Isso demonstra que ações preventivas como esta são essenciais para garantir a ordem pública. Esse é o nosso papel”, afirmou.
A operação também resultou na dispersão preventiva de cerca de 300 pessoas que se deslocavam para a Praça Vera Lúcia, no Jardim Detroit. “Com o avanço das ações ao longo da noite, a GCM conseguiu dispersar grupos que, possivelmente, poderiam se reunir para os chamados pancadões”, acrescentou Michel Rúbio, secretário-adjunto da Segurança de São Bernardo.
A Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo também intensificou as ações da Operação Bairro Mais Seguro.
