
A Prefeitura de São Bernardo amplia o número de vagas de período integral na rede municipal com a inauguração, nesta quinta-feira (11/12), da EMEB Três Marias, unidade que atenderá 340 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na região do bairro Cooperativa. A escola se junta à EMEB Eliane Gomes Quinonero, na Vila São Pedro, inaugurada no dia 29 de novembro com capacidade para 132 crianças, a outras quatro unidades que passarão a ser período integral e à creche conveniada Margarida Mariano Lopes, que tem 68 vagas e abriu em outubro.
Atualmente, 151 escolas (entre creches conveniadas, Educação Infantil e Ensino Fundamental) mantêm 27.912 alunos matriculados em período integral, sendo 9.369 do Fundamental. Com as duas novas EMEBs e a passagem das outras quatro para o sistema integral, esses números saltarão para 157 unidades e 28.943 crianças atendidas em 2026, das quais 9.987 do Fundamental.
O resultado leva em conta a soma de vagas das EMEBs Eliane Gomes Quinonero e Três Marias, de três da Educação Infantil, as EMEBs Santos Dumont, Padre José Mauricio e Vicente de Carvalho, e de uma do Fundamental, a Salvador Gori, que passam do atendimento parcial para integral no ano que vem.
Secretária adjunta de Educação do município, Jussara Bezerra disse que a inauguração da EMEB Três Marias vai além de uma ‘simples’ entrega. “Que evento lindo, com crianças, profissionais, comunidade unidos aqui. Hoje estamos entregando um presente que significa oportunidades, aprendizagens e crescimento. Temos aqui em torno de 340 vagas de ensino integral, e a EMEB Salvador Gori, aqui da região, também se transforma em uma escola de tempo integral em 2026. Isso significa mais oportunidades para as nossas crianças.”
CRECHE NOTURNA
A segunda unidade integrada oficialmente à rede municipal, e que também inicia atividades em 2026, foi a EMEB Eliane Gomes Quinonero, na Vila São Pedro, inaugurada no dia 29 de novembro e que marca o início de um novo modelo para o atendimento em creche: o horário noturno, que inicialmente terá 30 das 132 vagas da unidade em 2026. A política pública estabelecida em lei aprovada pela Câmara nesta quarta-feira (10/12) está entre as propostas do Plano de Governo do prefeito Marcelo Lima, que lembrou da iniciativa em seu discurso no bairro Cooperativa.
“Da mesma forma que hoje estamos entregando a EMEB Três Marias, na semana passada entregamos mais um sonho, um sonho que também era meu, mas que eu também via na população de São Bernardo durante a construção do Plano de Governo. Mães e pais deixavam de trabalhar das duas da tarde às dez da noite porque não tinham oportunidade de deixar o filho em uma creche que atendia nesse horário. Não tinha. Agora criamos a creche noturna. Começa na EMEB Vila São Pedro, que será a primeira de muitas que teremos em São Bernardo”, analisou o prefeito Marcelo Lima.
Participaram também da cerimônia de entrega da nova unidade escolar, a vice Jessica Cormick, de secretários, de adjuntos, vereadores, futuros alunos, moradores e profissionais da Educação que nos últimos dias trabalharam muito para deixar a escola pronta, inclusive os que vão atuar na unidade.
Com a nova EMEB, a rede municipal de São Bernardo fecha 2025 com 542 novas vagas, já que em outubro foi inaugurada a Creche Margarida Mariano Lopes, no bairro dos Finco, na região do Riacho Grande. A unidade, conveniada à Prefeitura, atende crianças de 0 a 2 anos e 11 meses em cinco salas, três para berçário e duas para o Infantil I. Foi a primeira entrega na atual gestão da Educação.
CONTANDO OS DIAS
Moradora do Residencial América, localizado próximo à nova EMEB, Patrícia Cândido Moreira fazia um ‘tour’ para conhecer a estrutura da escola que em breve vai receber seu filho Léo, 6 anos, que atualmente estuda na EMEB José de Anchieta, no bairro Assunção, e depende de transporte escolar. O menino cursa 1º ano e, assim como a mãe, estava feliz e também ansioso para estrear na nova unidade, dele e do bairro.
“A estrutura aqui está muito boa, tudo novinho e lindo. E por ser integral, vai nos ajudar demais, porque a gente trabalha o dia todo. Passo o dia fora, então ele vai poder ficar o dia todo aqui, o que é muito bom. Hoje vai de perua escolar, mas agora dá para vir a pé, pois moramos bem perto, e diria que em dois minutos de caminhada chegamos”, disse a mãe.
ESTRUTURA
Com investimento de R$ 10,1 milhões, a nova unidade tem 2.805,76 metros quadrados de área construída e cinco pavimentos, incluindo o térreo. No total, são 11 novas salas de aula, seis salas para usos diversos (atendimento educacional especializado, laboratório de informática, biblioteca, ateliê, espaço maker e multiuso), além de refeitório, cozinha, área de serviço, área administrativa (secretaria, direção, almoxarifado, coordenação, copa, sala de professores), pátio coberto e quadra poliesportiva coberta.
Com relação ao quadro de funcionários que vão atuar na unidade, pelo menos no início das atividades do ano letivo de 2026, a Secretaria de Educação disponibilizará 1 diretor escolar, 1 vice-diretor, 1 coordenador pedagógico, 26 professores de Educação Básica, 2 de Educação Física, 1 de Artes, 1 de Inglês, 1 oficial de escola, 1 inspetor de alunos e 5 na limpeza. A previsão é a de que a EMEB terá outros 5 profissionais para o trabalho na cozinha.
