
Em São Bernardo, o Estacionamento do lado esquerdo da Rua Marechal (em toda sua extensão) estará liberado aos finais de semana deste mês e nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, facilitando a vida de consumidores e lojistas no pós-compra.
Segundo a Prefeitura, a medida, parte da Operação Natal + Seguro, busca facilitar a vida de consumidores e lojistas durante o período de compras de fim de ano. Nessa época, o fluxo na Marechal pode chegar a até 80 mil pessoas por dia.
“Para garantir a segurança da população e do comércio neste mês de dezembro, a Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta semana a Operação Natal + Seguro, garantindo a tranquilidade para a população e lojistas durante as compras para as festas do final de ano”, afirmou a Prefeitura.
As áreas de concentração de lojas que habitualmente atraem maior movimento de pessoas motivadas pelas compras de natal contarão, até o dia 31 de dezembro, com reforço no patrulhamento.
“Nossa guarda civil municipal vai reforçar as principais vias de comércio da cidade, como a Marechal, para garantir a segurança necessária para quem for comprar os presentes de final de ano, bem como para garantir a segurança dos lojistas. Será uma ação em conjunto, com a fiscalização do Procon e também do código de postura da cidade, tudo isso para que o consumidor não seja lesado”, garantiu o prefeito Marcelo Lima.
No período, o fluxo de pessoas pela Rua Marechal tende a crescer de 20 mil para cerca de 80 mil pessoas por dia. A expectativa, segundo o setor, é triplicar o faturamento até o final do ano.
MONITORAMENTO
Além do aumento de efetivo nas ruas, a Operação contará com o uso da tecnologia a favor da segurança. A central de monitoramento da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada no Paço Municipal, que desde o início do 2º semestre conta com mais de mil câmeras espalhadas na cidade, vai garantir a agilidade no atendimento à população.
Os guardas municipais vão fazer a ronda a pé nas calçadas e contar com o apoio de bikes e motos. A Romu (Ronda Ostensiva Municipal) vai cuidar do patrulhamento ostensivo nas regiões, em especial no período de maior concentração de pessoas.
“O principal objetivo desta operação, além do reforço na segurança nos locais de comércio popular, é inibir crimes como furtos e roubos, e garantir a tranquilidade da população, comerciantes e visitantes durante as compras e festividades de fim de ano”, acrescentou o secretário de Segurança do município, Major Arley Topalian.
Em ações estratégicas, a Operação Natal Mais Seguro também terá a atuação conjunta e integrada entre a Polícia Militar e Civil. Participam também da ação a Secretaria de Planejamento Urbano, o Procon Municipal e a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura.
Fiscalização
De forma complementar as estratégias de segurança no período de festas de final de ano, a Operação também terá constante fiscalização nas regiões de comércio a fim de garantir a correta ocupação do espaço público, garantindo que as normas municipais sejam respeitadas. “Ao assegurar que nosso município funcione de acordo com a legislação, estamos criando um ambiente mais seguro, ordenado e acolhedor para todos”, disse a secretária de Planejamento Urbano de São Bernardo, Milena Graciano.
O Procon Municipal também participa da ação atuando na fiscalização do comercio e atendendo os consumidores que se sentirem lesados ao efetuar suas compras em estabelecimentos do município, coibindo práticas abusivas que possam colocar em desequilíbrio as relações de consumo, como a propaganda enganosa, falha na precificação e ausência de Código de Defesa do Consumidor.
“Nesta semana realizamos, em conjunto com a Fundação Procon, fiscalização em lojas na cidade, visando combater irregularidades com preços anunciados. As ações devem se repetir semanalmente até o natal”, garantiu Krishnamurti Oliveira, Diretor de Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.
O munícipe que se sentir lesado deve procurar os serviços de atendimento do PROCON-SP SBC. O atendimento somente é feito por agendamento no guia de serviços. Por meio do link: https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/servicos/212831/mostrar
Em parceria com a TV São Bernardo, o ABCD Jornal ouviu comerciantes e moradores que aprovaram a medida. A reportagem é do repórter Eli Lima.
