ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

‘Vozes Negras em Movimento’ celebra mês de lutas por igualdade racial em São Bernardo

Prefeitura de São Bernardo realiza atividades de conscientização em novembro; programação começa neste sábado com lançamento de cartilha sobre direitos e atividades culturais

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 01/11/2025 11:15
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 01/11/2025
Compartilhar
Com destaque a políticas afirmativas, ‘Vozes Negras em Movimento’ celebra mês de lutas por igualdade racial em São Bernardo
Com destaque a políticas afirmativas, ‘Vozes Negras em Movimento’ celebra mês de lutas por igualdade racial em São Bernardo. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo lançou nesta sexta-feira (31/10) calendário do Mês da Consciência Negra, em novembro, dedicado à luta por igualdade racial e à valorização da história e da cultura afro e afro-brasileira. Com a participação de instituições parceiras e da sociedade civil, a gestão do prefeito Marcelo Lima promoverá atividades que resgatam tradições, ampliam o debate e o alcance de políticas afirmativas desenvolvidas no município. Campanha de conscientização pelo fim do preconceito, que recebe o nome ‘Vozes Negras em Movimento’, também foi apresentada em evento que contou com a presença de secretários, lideranças e imprensa.

“Nossa cidade voltou a dialogar sobre questões indispensáveis, como o respeito e a igualdade de direitos. Temos que lutar todos os dias contra o preconceito. Dentro do nosso governo, precisamos disseminar informações, levar conhecimento. Isso desde os atendimentos nas unidades de saúde ao acolhimento de estudantes, famílias e profissionais na Educação. Em todos os setores, em todos os lugares, nosso papel é conscientizar e trabalhar pela garantia de oportunidades”, destacou o prefeito Marcelo Lima, que abriu o evento de lançamento da programação.

A programação ‘Vozes Negras em Movimento’ é realizada pelas secretarias de Cultura, de Desenvolvimento Social e Cidadania, de Saúde, de Educação, de Esportes e Lazer, da Mulher e da Comunicação. A ação conta com parceria da Câmara Municipal, da Faculdade de Direito São Bernardo, da Diretoria de Ensino do Estado, da OAB – Subseção São Bernardo, e da Fábrica de Cultura.

CARTILHA DA IGUALDADE RACIAL

O calendário de atividades do mês de mobilização contra o preconceito terá início neste sábado (1º/11), às 10h, com o evento ‘Consciência em Ação”. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promove série de atrações culturais gratuitas até às 20h, no Centro de Referência da Pessoa Idosa (Avenida Redenção, 271, Centro).

Tributo a cantores pretos, apresentações de grupos de capoeira, de escola de samba, de dança e de música, exposições de arte sobre a vida e a obra de Sabotage e Elza Soares e Feira Criativa estão entre as atividades. Às 15h, ocorrerá o lançamento da Cartilha da Igualdade Racial de São Bernardo, elaborada junto ao Conselho Municipal da Igualdade Racial.

“Apresentaremos à cidade documento que reúne série de leis, a exemplo do Estatuto da Igualdade Racial, e informações sobre serviços e políticas públicas de São Bernardo para o enfrentamento ao preconceito e garantia de direitos. Esse é um momento de fortalecer nosso trabalho e intensificar essa luta”, declarou o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Henrique Kabeça.

‘VOZES NEGRAS EM MOVIMENTO’

A programação do Mês da Consciência Negra em São Bernardo contará com mais de 90 atividades, com destaque à agenda cultural. Entre as atrações está o ‘Festival Vozes Negras em Movimento’, evento da Secretaria de Cultura que se dará de 20 a 23 de novembro, das 14h às 22h, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (antigo Vera Cruz). Serão 36 apresentações locais de música, dança, e outras manifestações.

O destaque será, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a apresentação da escola de samba Vai-Vai, com enredo do Carnaval 2026 que fará homenagem a São Bernardo.

“Teremos um mês de mobilização e valorização das tradições afro-brasileiras. As atrações culturais foram, em grande parte, selecionadas por meio de editais públicos, voltados aos artistas da cidade. E temos também atividades que acontecem com o apoio de parceiros. Na música, na dança, na literatura, na gastronomia, nos modos de vestir, de falar. Nossa programação apresenta esse universo rico e incrível, para inspirar e dar ainda mais visibilidade à luta por igualdade e respeito”, afirmou a secretária de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis.

Bibliotecas, parques e espaços em comunidades da cidade receberão intervenções artísticas ao longo do mês. A programação completa será divulgada na próxima semana, nos canais oficiais da Prefeitura.

Marcha das Mulheres Negras, palestras em unidades de saúde, corrida de rua e aula de zumba temática, apresentação de trabalhos pedagógicos de estudantes das redes municipal e estadual também fazem parte da agenda de celebrações em novembro.

CONSCIENTIZAÇÃO

Para fortalecer e ampliar ainda mais o alcance das ações do Mês da Consciência Negra, a Prefeitura de São Bernardo irá veicular campanha de conscientização sobre igualdade racial e respeito.

Três moradores da cidade ilustram os materiais da campanha, representando a população negra que contribuiu – e ainda contribui – para a construção do município. Ditinho da Congada, mineiro de 73 anos que criou, com o irmão, a Congada do Parque São Bernardo; Zélia Aparecida de Oliveira, 69 anos, porta-estandarte e porta-bandeira de escolas de samba de São Bernardo e do Carnaval de São Paulo; e Délcio Ferreira, 46 anos, empreendedor e cabelereiro especialista em corte de cabelos crespos e cacheados.

Ícone do samba de São Bernardo, dona Zélia, como é conhecida, fala com orgulho da trajetória e da participação na campanha. “Estamos mostrando que nós negros precisamos ser respeitados no dia a dia, 365 dias por ano. Fico emocionada em participar desta ação. Oportunidade de levar aos mais jovens que temos o direito de ocupar todos os lugares do município, do Estado, do Brasil e do mundo, e que somos importantes como qualquer outro ser”, disse.

- Públicidade -
Tags:celebraçãodestaqueigualdade racialmês de lutaspolíticas afirmativassão bernardoVozes Negras em Movimento

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Paranapiacaba se transforma em um grande palco de música, cultura e diversão com o Novem'Beer Halloween 2025 Paranapiacaba se transforma em um grande palco de música, cultura e diversão com o Novem’Beer Halloween 2025
Próximo artigo Bento, que deu entrada no hospital com queimaduras, múltiplas fraturas e traumatismo craniano; irmã gêmea também apresentava marcas de agressão Pais de bebê de 2 meses são presos acusados do óbito do filho em Diadema

Últimas notícias

Julio Casares - Presidente do São Paulo
Casares renuncia e São Paulo não terá nova assembleia
21/01/2026
Abel Ferreira - Palmeiras
Palmeiras aguarda proposta para vender promessa
21/01/2026
Flamengo - Michael - Santos
Santos esbarra em dívida do Flamengo com Michael
21/01/2026
Transmissões - Flamengo - São Paulo
Estreia no Brasileirão: São Paulo analisa Flamengo no Carioca
21/01/2026
Corinthians Feminino
Corinthians quita dívida com time feminino, mas ainda tem débitos
21/01/2026

Recomendadas

Prefeitura de Mauá registra mais de mil solicitações de passe escolar em uma semana
MauáCidades

Prefeitura de Mauá registra mais de mil solicitações de passe escolar em uma semana

21/01/2026
Paranapiacaba ganha cartilha sobre preservação e manutenção de patrimônio histórico
Santo AndréCidades

Paranapiacaba ganha cartilha sobre preservação e manutenção de patrimônio histórico

21/01/2026
Programa Drenar São Caetano inicia 2026 com obras visando mitigar impactos na mobilidade na Rua Amazonas
São CaetanoCidades

Programa Drenar São Caetano inicia 2026 com obras visando mitigar impactos na mobilidade na Rua Amazonas

21/01/2026
Em São Bernardo, operação contra pancadões soma 253 abordagens em três dias na região do Batistini
São BernardoCidades

Em São Bernardo, operação contra pancadões soma 253 abordagens em três dias

21/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?