
Um trabalho de inteligência e ação coordenada entre as Polícias Civis de São Bernardo e da Paraíba resultou na prisão de Francisco Iranildo Henrique dos Santos, de 47 anos, suspeito de um crime brutal que chocou a região do ABC Paulista: o assassinato e ocultação do corpo da garota de programa Aline Cristina de Lira, de 24 anos, conhecida como “Loira do ABC”.
Francisco, que estava foragido, foi localizado e preso na manhã desta quinta-feira (23/10) na cidade de São José de Caiana, no sertão da Paraíba.
Fuga para a Caatinga
De acordo com informações da Polícia Militar paraibana, o suspeito foi encontrado após uma intensa ação de vigilância do 13º Batalhão. O foragido se escondia em uma extensa área de caatinga e serra, de difícil acesso e com poucas residências.
A polícia descobriu que, para evitar a captura, Francisco permanecia escondido na mata durante a noite e boa parte do dia, saindo apenas para se alimentar na casa de familiares. Ele não ofereceu resistência no momento da prisão e foi levado à Delegacia de Polícia Civil local.
O mandado de prisão preventiva contra Francisco Iranildo havia sido expedido pela Vara do Júri de São Bernardo do Campo, onde o crime ocorreu. O suspeito é ex-cliente da vítima e a previsão é que ele seja transferido para São Paulo nos próximos dias para responder pelo assassinato.
Corpo Concretado no Quarto
O caso veio à tona após a família de Aline registrar o desaparecimento e apresentar à polícia vídeos e conversas telefônicas que mostravam a jovem entrando em um veículo GM Prisma cinza, cujo rastreamento levou à residência de Francisco, na Rua Pedro Setti, em São Bernardo.
Ao cumprirem um mandado de busca e apreensão no local, os agentes notaram um detalhe suspeito: parte do piso de um dos quartos havia sido recentemente concretado. Com o apoio da prefeitura, o piso foi escavado. Para o horror dos investigadores, o corpo de Aline Cristina foi encontrado soterrado, em avançado estado de decomposição.
Segundo as investigações, Francisco teria se encontrado com Aline Cristina horas antes do seu desaparecimento, no dia 8 de setembro. O corpo foi encontrado aproximadamente um mês depois, confirmando a autoria do delito e motivando a intensa caçada que culminou em sua prisão no Nordeste do país.
Veja a íntegra da nota emitia pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo):
“A Polícia Civil de São Bernardo do Campo cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por homicídio qualificado e ocultação de cadáver, ocorrido na cidade. A ação foi resultado de intenso trabalho integrado entre a Polícia Civil de São Paulo e a Polícia Civil do Estado da Paraíba, local onde o autor fugiu. O investigado foi localizado na zona rural do município de São José do Caiana (PB), após diligências realizadas pelo Grupo Tático Especial (GTE) da 17ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de Itaporanga. De acordo com as investigações, a vítima estava desaparecida desde o início de agosto, sendo o corpo localizado no interior da residência do suspeito, em São Bernardo do Campo, durante cumprimento de mandado de busca e apreensão. O indivíduo foi preso na manhã desta quinta-feira (23), quando tentava retornar à casa de familiares. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia de Itaporanga (PB) para as providências de polícia judiciária cabíveis”.
