
A EMEB Paulo Renato Souza, em São Bernardo do Campo, que funciona em um antigo terá suas atividades suspensas provisoriamente a partir de 2026 para passar por uma reforma geral em seu prédio. A decisão, comunicada pela prefeitura por meio da Secretaria de Educação, atende a uma recomendação técnica e também a solicitações de pais de alunos, segundo comunicou a Prefeitura.
Segundo a nota do governo municipal, a estrutura física da escola, que hoje atende estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), “não é adequada para a faixa etária” dos alunos. De acordo com a Prefeitura, o edifício foi originalmente projetado para ser uma estrutura universitária, tendo sido entregue com a finalidade de escola de Ensino Fundamental pela gestão anterior.
Estrutura
Ainda conforme a Prefeitura, vistorias técnicas realizadas ao longo deste ano apontaram necessidade de adequações nos espaços. Entre os problemas citados pela Secretaria de Educação, destacam-se:
- Escadas: O modelo é do tipo vazada, apresentando vãos perigosos entre os degraus.
- Janelas: Possuem grandes vãos e estão instaladas na parte inferior da parede, o que pode oferecer riscos.
- Área Externa: O pátio é muito amplo, o que, na visão técnica, possibilita a dispersão dos estudantes.
- Salas de aula e banheiros: Também foram considerados inadequados para crianças da faixa etária atendida.
A reforma visa adaptar o prédio, corrigindo todos os apontamentos feitos desde que o equipamento começou a operar como escola.

Período integral
Alguns pais estão apreensivos com a suspensão das atividades, mas a Secretaria de Educação informou que as crianças que atualmente frequentam a unidade serão redistribuídas para outras escolas próximas de suas regiões de residência. O comunicado afirma que os alunos serão realocados em período integral.
A prefeitura acrescentou que que as famílias estão sendo avisadas com antecedência para que possam se organizar com as mudanças necessárias antes de 2026. A Secretaria de Educação não detalhou o prazo previsto para a conclusão da reforma ou se há um plano de retorno das crianças para o prédio após a adequação. O número de alunos também não foi informado.
Ver essa foto no Instagram
