
Bruna Araújo de Souza, de 30 anos, permanece internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo desde a madrugada de segunda-feira (30/09), sob a suspeita de intoxicação pela substância metanol, um álcool tóxico. A família informou à polícia que a vítima consumiu vodca com suco no Bar/Botequim Villa Jardim, localizado na Avenida Marginal Direita, no bairro Taboão, na noite de sábado (28/09).
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) registrado no 7º Distrito Policial, a irmã de Bruna, Karen Araujo De Souza, declarou que a vítima começou a se sentir mal no dia seguinte ao consumo da bebida. Os sintomas incluíam dores estomacais, vômitos, visão embaçada e dores de cabeça, quadro que levou Bruna primeiramente à UPA Alves Dias e, posteriormente, ao Hospital de Clínicas.
A gravidade do caso levou Bruna a ser internada na UTI, onde está realizando hemodiálise enquanto aguarda o resultado dos exames clínicos que confirmarão ou não a presença de metanol.
O alerta se estende a outros frequentadores do local. A irmã da vítima informou que Bruna estava acompanhada de três pessoas — G.D, G.B e K.G —, sendo que dois deles apresentaram sintomas semelhantes aos da vítima após consumirem a bebida.
A Polícia Civil investiga o caso como intoxicação por metanol, substância utilizada para “batizar” bebidas alcoólicas, tornando-as perigosas e, em muitos casos, fatais. O foco da investigação deve ser o Bar/Botequim Villa Jardim, para onde a Polícia Civil deve encaminhar ofício para coleta de informações sobre fornecedores e estoque de bebidas.
Pelas redes sociais, o Bar Vila Jardim informou ter suspendido suas atividades.
Leia a íntegra do comunicado:
“Em atenção aos recentes e alarmantes incidentes envolvendo a contaminação de bebidas alcoólicas por metanol, registradas tanto no exterior como na Rússia, quanto mais recente no Brasil, o Vila Jardim vem a público se manifestar. Visando colaborar plenamente com as autoridades competentes e as investigações em curso, decidimos suspender temporariamente as nossas atividades. Permaneceremos fechados até que a situação seja totalmente esclarecida e a segurança de nossos clientes possam ser integralmente garantidas. Ressaltamos que todas as bebidas alcoólicas comercializadas pelo Vila Jardim são adquiridas por meio de distribuidoras e fornecedores que estão no mercado há muitos anos e comprovamos que sua autenticidade. Sociedade e procedência por meio de notas fiscais.
Nossas bebidas são compradas, lacradas e em sua condição original. Embora tenhamos ciência de apenas um relato onde foi alegado o consumo de bebida alcoólica em nosso estabelecimento e subsequentemente que se sentiu mal, enfatizamos que o Vila Jardim preza rigorosamente pela qualidade dos produtos comercializados e dos serviços prestados. Estamos à disposição das autoridades e elaborando ativamente para que todos os fatos sejam elucidados o mais breve possível. Neste momento delicado, nos solidarizamos com todos aqueles que foram afetados por essa situação”.
