
Durante ronda ostensiva pela Rua Padre Léo Commissari, no Jardim Silvina, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo recuperou uma motocicleta e objetos roubados, frustrando a ação de criminosos e assegurando a devolução dos bens à vítima. A ocorrência foi registrada na noite deste domingo (8/09), quando a guarda cruzou com um grupo de três motocicletas que trafegava em sentido contrário da via.
No momento da aproximação, uma das motos caiu ao solo e dois indivíduos fugiram, deixando para trás um simulacro de arma de fogo, um capacete e um celular. Em verificação imediata, os guardas confirmaram que a motocicleta Yamaha/FZ25 Fazer havia sido roubada instantes antes do episódio e que o aparelho telefônico abandonado pertencia à vítima.
Segundo relatos, o crime havia ocorrido momentos antes, na Avenida Capitão Casa, na altura do bairro Vila Jerusalém, quando dois assaltantes armados abordaram o motociclista, exigiram o veículo e o celular, e fugiram em seguida. Graças à ação rápida do patrulhamento ostensivo, a motocicleta e os objetos foram recuperados e encaminhados ao 55º Distrito Policial, onde a vítima foi atendida e os procedimentos legais instaurados.
O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, destacou a importância do trabalho efetivo das equipes nas ruas para combater a criminalidade na cidade. “A pronta resposta da nossa corporação mostra a efetividade das rondas ostensivas no combate à criminalidade. Cada veículo recuperado e cada objeto devolvido à vítima representam mais segurança e confiança para a população de São Bernardo.”
CRIME AMBIENTAL
Em patrulhamento preventivo no Jordanópolis, na madrugada desta terça-feira (9/09), a GCM flagrou um homem durante ato de pichação em um prédio localizado na Avenida Padre Anchieta. O suspeito foi abordado após ser visto pulando pela varanda do imóvel e, em revista, os guardas localizaram uma caneta tipo pincel azul, utilizada para a prática. Ao ser questionado, ele confessou a autoria da pichação.
Encaminhado ao 2º Distrito Policial, o homem teve a prisão em flagrante ratificada pela autoridade de plantão e foi lavrado o Boletim de Ocorrência pela Polícia Civil. Além da responsabilização criminal, o infrator recebeu multa administrativa de R$ 9.396,72, prevista na Lei Municipal nº 6.534/2017, que trata da poluição visual. Para o subcomandante da GCM, Fábio Sampaio, esse tipo de ação fortalece o compromisso da corporação com a preservação do patrimônio público. “A pichação é um crime ambiental que agride o patrimônio da cidade. A GCM atua de forma firme para coibir essa prática e preservar os espaços públicos.”
