ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » São Bernardo

São Bernardo oficia Sabesp para conhecer plano de contingência no fornecimento de água

Prefeitura de São Bernardo pretende agendar encontro com técnicos da companhia para obter informações e alinhar trabalho conjunto caso abastecimento na cidade seja comprometido

Gislayne Jacinto
Última atualização: 05/09/2025 08:45
Por Gislayne Jacinto
Publicado 05/09/2025
Compartilhar
São Bernardo oficia Sabesp para conhecer plano de contingência no fornecimento de água
São Bernardo oficia Sabesp para conhecer plano de contingência no fornecimento de água. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo, por meio do Centro Municipal de Emergências Climáticas (CMEC) e Defesa Civil, encaminhou ofício à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) no qual solicita uma apresentação do plano de contingência em relação ao fornecimento de água à cidade. Isso porque o CMEC, que monitora e coordena as ações locais frente a situações de emergência climática, acompanha com atenção a atual condição dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana, em especial o Sistema Rio Grande, braço da

Represa Billings, responsável pelo abastecimento do município, Diadema e departe de Santo André. Dados recentes apontam tendência de queda nos níveis de armazenamento e aumento da vulnerabilidade hídrica, com possíveis impactos ao abastecimento de mais de 1,2 milhão de pessoas beneficiadas pelo

Sistema Rio Grande, das quais em torno de 800 mil apenas em São Bernardo. Oreservatório registrava na tarde de quarta-feira (3/09) 57,5% de sua capacidade, menor nível desde a crise hídrica (2014-2015) para o período.

“Nesse sentido, vimos por meio deste convidar aSabesp a apresentar, junto ao colegiado do CMEC, seu Plano de Contingência e demais medidas preventivas e operacionais específicas para São Bernardo, incluindo estratégias de gestão da demanda, uso racional, manobras operacionais e comunicação com a população”, diz trecho do ofício. No documento, o órgão municipal pede que a companhia estabeleça data e indique representantes técnicos para a realização da apresentação em reunião extraordinária do Centro Municipal.

Considerando as deliberações da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) e as medidas já anunciadas pela própria Sabesp para o enfrentamento à estiagem, há o entendimento de que é fundamental a articulação conjunta e transparente entre as instituições quanto à ameaça de crise hídrica. Uma das medidas já adotadas é a redução da pressão do fornecimento de água na Grande São Paulo, das 21h às5h, devido ao baixo nível dos reservatórios.

ALINHAR MEDIDAS

– A redução, implementada a partir do último dia 27 de agosto, visa conservar os recursos hídricos, minimizar as perdas na rede e evitar uma crise hídrica mais grave, com a expectativa de que a medida seja menos perceptível por quem possui reservatório em casa.

“Acreditamos que essa interlocução permitirá alinhar esforços, garantir maior segurança hídrica à população e fortalecer a capacidade de resposta conjunta frente ao cenário atual e às projeções de estiagem”, comentou Ruth Cristina Ramos, secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal de São Bernardo, Pasta à qual o CMEC está atrelado.

A secretária assinou o ofício junto com o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Coronel Ronaldo Faro – órgão integra o CMEC -, que também defende atuação conjunta em relação ao tema. “O

objetivo é saber a real situação do sistema de abastecimento de água e quais ações que a Sabesp adotará para manter um abastecimento adequado à população de São Bernardo neste período de estiagem. Inclusive para que o poder público municipal possa ajudar a amenizar possível escassez no abastecimento”, pontuou Faro.

Tags:águafornecimentoofícioplano de contingênciasabespsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Estudante Adrielly Ferreira Santana, de 21 anos, estava desaparecida desde quarta-feira e foi encontrada sem vida um dia depois Estudante da UFABC será sepultada nesta sexta-feira em São Bernardo
Próximo artigo Governo do prefeito Tite Campanella amplia capacidade do Smart Sanca que conta atualmente com 510 câmeras Pesquisa revela 67,6% de aprovação para Tite Campanella após oito meses de gestão

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
Cultura e LazerSão Bernardo

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

04/12/2025
Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
MauáCidades

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado

04/12/2025
Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
CidadesSanto André

Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos

04/12/2025
São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão
São BernardoCidades

São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?