
Um dia após o governador Tarcísio de Freitas criticar asas obras do BRT-ABC que avançam em ritmo lento e causam incômodo constante de comerciantes e motoristas da região do ABC Paulista, a empresa responsável pela a construção afirmou neste sábado (30/08) que criará novos turnos e frentes de trabalhar para promover a aceleração das obras.
Em entrevista coletiva à imprensa, e em reposta a uma pergunta do ABCD Jornal, Tarcísio disse que a ideia é impor sanções, multas e até mesmo a “caducidade da concessão”, ou seja, a rescisão do contrato.
Em resposta, a empresa emitiu uma nota oficial
Leia a íntegra:
“O BRT-ABC e a NEXT Mobilidade, em atenção às declarações do Excelentíssimo Governador do Estado de São Paulo, Sr. Tarcísio de Freitas, proferidas na manhã desta sexta-feira, 29 de agosto de 2025, durante a entrega de equipamentos de saúde no Hospital Estadual Mário Covas, vêm a público esclarecer:
O BRT-ABC representa um sistema de transporte moderno, limpo e inovador, com ônibus de alta capacidade em modelo inédito na América Latina. Trata-se de veículos de padrão europeu, com tecnologia Elétrica (baterias e rede conectada), o que garante eficiência energética e sustentabilidade. Mais do que um corredor exclusivo e uma nova frota, o projeto integra uma requalificação completa da mobilidade no ABC, incluindo a modernização do Corredor Metropolitano ABD (ônibus e trólebus). Este corredor já se destaca por ser o eixo metropolitano com maior índice de satisfação entre os passageiros, alcançando, nos últimos anos, 84% de aprovação, segundo os indicadores oficiais do Governo do Estado (IQT – Índice de Qualidade do Transporte), superando inclusive a avaliação do Metrô. O BRT-ABC é, portanto, um avanço significativo na qualidade de vida da população.
O cronograma das obras sofreu impactos, em especial, pela necessidade de cumprimento de exigências ambientais indispensáveis ao licenciamento do projeto e por questionamentos judiciais.
Até o momento, já foram concluídos aproximadamente 50% da pavimentação prevista. A extensão completa de 17,3 km será alcançada com a execução das Obras de Arte Especiais, algumas já iniciadas e as demais, contratadas, se iniciarão brevemente, encontrando-se em etapa de mobilização.
Com o avanço das obras, estão sendo criados novos turnos e frentes de trabalho, de forma a ampliar a produtividade e acelerar o andamento das obras civis.
Reiteramos que as maiores obras de arte já estão em execução, e brevemente serão iniciadas as demais, de forma a cumprirmos o novo cronograma acordado.
Por fim, reforçamos nosso compromisso institucional com o atendimento das determinações regulatórias, e em colaborar com a busca de soluções conjuntas para conclusão deste importante projeto para a população”.
