ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Ritual com fogo em templo de São Bernardo termina com óbito de homem

Polícia investiga responsáveis por suposta negligência e possível dolo eventual após incêndio que vitimou um homem e deixou nove feridos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 27/08/2025 20:20
Por Gislayne Jacinto
Publicado 27/08/2025
Compartilhar
Ritual com fogo em templo de São Bernardo termina com óbito de homem
Ritual com fogo em templo de São Bernardo termina com óbito de homem. Foto: Reprodução

A Polícia Civil de São Bernardo do Campo investiga o óbito de um homem e os ferimentos de outras nove pessoas após um incêndio durante um ritual religioso no dia 20 de julh0, mas só em agosto o caso veio à tona e as investigações foram iniciadas. A tragédia aconteceu em um imóvel no bairro Jardim Laura, conhecido como “Cova dos Ossos”.

A vítima fatal foi identificada como Jefferson Charles Cano, de 47 anos, que sofreu queimaduras em 60% do corpo e não resistiu. Sua esposa ficou em estado grave na UTI do Hospital Notre Dame, e outras oito pessoas foram atendidas em unidades de saúde da região.

Alteração na cena

Segundo a Polícia, o incêndio foi provocado pelo uso de etanol em um caldeirão com fogo em um ambiente fechado e sem as devidas medidas de segurança, de acordo com laudos do Instituto de Criminalística. Testemunhas relataram à polícia que crianças também participavam do ritual.

As primeiras investigações do 8º DP (Distrito Policial) apontam que, após o incidente, não houve acionamento do SAMU ou do Corpo de Bombeiros. Os feridos foram transportados em veículos particulares, o que foi confirmado por imagens de câmeras de segurança, de acordo com a Polícia.

A delegada do caso, Liliane Lopes Doretto, informou à imprensa que houve uma tentativa de alteração do local. Extintores de incêndio, que não existiam no momento da tragédia, foram instalados 23 dias depois, levantando a suspeita de suposta  fraude processual.

vítima fatal foi identificada como Jefferson Charles Cano, de 47 anos,
vítima fatal foi identificada como Jefferson Charles Cano, de 47 anos, Foto: Reprodução

Responsáveis são investigados

De acordo com a Polícia, os dirigentes do templo, além de seus auxiliares, são os principais investigados. A polícia aponta indícios de suposta negligência e de terem assumido o risco da tragédia, o que pode caracterizar dolo eventual.

A Polícia Civil informou que o inquérito está em andamento, e já foram ouvidas testemunhas e vizinhos e  que a investigação tem como foco as condutas de risco que resultaram no óbito e nas lesões, e não a liberdade religiosa dos envolvidos.

Até o momento, não houve prisões. A SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado) confirmou que o caso é investigado pelo 8º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, com análise de laudos periciais e depoimentos para esclarecer os fatos.

Segundo a Polícia, o incêndio foi provocado pelo uso de etanol em um caldeirão com fogo em um ambiente fechado
Segundo a Polícia, o incêndio foi provocado pelo uso de etanol em um caldeirão com fogo em um ambiente fechado. Foto: Reprodução/Alô você-SBT

 

Leia a íntegra da nota da SSP:

“O caso está sendo investigado por meio de inquérito policial instaurado no 8º Distrito Policial de São Bernardo do Campo. Foram solicitados exames ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML). Os laudos foram analisados pela autoridade policial, que também colheu depoimentos de testemunhas e segue realizando diligências para esclarecer os fatos”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

- Públicidade -
Tags:homemóbitoritualsão bernardotemplo religioso

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Escolas municipais de São Caetano são premiadas no Prêmio Excelência Educacional Saresp, do Governo do Estado Escolas municipais de São Caetano são premiadas pelo Estado no Prêmio Excelência Saresp
Próximo artigo Braskem celebra 53 anos da unidade de Polietilenos no ABC Braskem celebra 53 anos da unidade de Polietilenos no ABC

Últimas notícias

Santo André amplia horário de funcionamento de dois parques
Santo André amplia horário de funcionamento de dois parques
20/01/2026
Padaria de São Bernardo inova com robô e faz sucesso na web
Padaria de São Bernardo inova com robô e faz sucesso na web
20/01/2026
Prefeitura de Diadema ajuda comerciantes do Shopping Popular a se regularizarem
Prefeitura de Diadema ajuda comerciantes do Shopping Popular a se regularizarem
20/01/2026
Vila Belmiro - Corinthians - Santos
Futebol Paulista passa a enxergar Vila Belmiro como segunda casa
20/01/2026
Curso gratuito de Mecânica Industrial oferecido pela Cascadura Group tem início em Mauá com apoio da Braskem
Curso gratuito de Mecânica Industrial oferecido pela Cascadura Group tem início em Mauá com apoio da Braskem
20/01/2026

Recomendadas

secretária de Saúde, Adriana Berringer Stephan, apresentou um balanço positivo das ações implementadas desde o segundo semestre,
São CaetanoCidades

Saúde de São Caetano zera filas de especialidades e anuncia “Casa Caramelo” para o bem-estar animal

20/01/2026
Carlos Aparecido Felizardo de Lima, conhecido carinhosamente como "Ninja", perdeu a vida no domingo.
São BernardoCidades

Despedida e comoção: Motociclista de 32 anos é sepultado em São Bernardo após acidente

20/01/2026
Acidente complica trânsito na alça de acesso à Via Anchieta em São Bernardo
São BernardoCidades

Acidente complica trânsito na alça de acesso à Via Anchieta em São Bernardo

19/01/2026
São BernardoCidades

Prefeitura de São Bernardo lança Programa Educa Mais Saúde com bolsas gratuitas de Medicina

20/01/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?