ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » São Bernardo

Inscrições para a Faculdade Municipal de São Bernardo começam nesta terça-feira

Serão ofertadas 200 vagas em quatro cursos diferentes, sendo três bacharelados e um de graduação tecnológica, totalmente gratuitos

Gislayne Jacinto
Última atualização: 08/07/2025 12:40
Por Gislayne Jacinto
Publicado 07/07/2025
Compartilhar
Serão ofertadas 200 vagas em quatro cursos diferentes, sendo três bacharelados e um de graduação tecnológica, totalmente gratuitos
Serão ofertadas 200 vagas em quatro cursos diferentes, sendo três bacharelados e um de graduação tecnológica, totalmente gratuitos. Foto: Divulgação

 

Contents
  • BENEFICIÁRIOS
  • CRONOGRAMA

O sonho de ingressar em um curso superior gratuito está muito perto de virar realidade para os moradores de São Bernardo. A Prefeitura publicou em edição extra do Diário Oficial, na última sexta-feira (4), o edital do processo seletivo. De 8 a 18 de julho, moradores da cidade que tenham estudado apenas até o ensino médio poderão se inscrever pela internet, pelo link https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc .

“A educação transforma a vida das pessoas e é isso que o meu governo quer fazer: transformar essa cidade. Na sexta-feira (dia 04) nós levamos até o aeroporto 20 estudantes do ensino médio que vão passar um mês estudando inglês na Irlanda. E a partir de amanhã (dia 8), quem quiser fazer faculdade gratuita pode se inscrever. É assim que vamos fazer uma São Bernardo cada vez mais para frente”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

A Faculdade Municipal de São Bernardo é destinada para pessoas de baixa renda, que não tenham concluído curso de nível superior e que sejam moradoras da cidade. Em parceria com a Universidade São Judas Tadeu, o processo seletivo vai oferecer 50 vagas para cada um dos seguintes cursos: Gestão Ambiental, Gestão Pública e Marketing Digital (todos bacharelados) e Gestão Financeira (graduação tecnológica).

As aulas terão início a partir do segundo semestre de 2025, na modalidade semipresencial, tendo como endereço do polo a Rua Marechal Deodoro, 1058, no Centro. A projeção é que a faculdade municipal possa contemplar, a partir do próximo ano, 400 estudantes. Já no terceiro ano de funcionamento a expectativa é matricular 1.000 alunos.

BENEFICIÁRIOS

O programa da Faculdade Municipal de São Bernardo contará com critérios de seleção de candidatos para matrícula inicial na instituição, destacando o conceito social da proposta. Entre os requisitos para garantir o benefício estão comprovar residência na cidade, no mínimo, há dois anos, possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não ter formação em Ensino Superior.

Em caso de necessidade de desempate para classificação, além de ter melhor nota na redação do processo seletivo, ter menor renda per capita familiar, residir em região com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dentro da cidade e ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em unidade privada com bolsa integral da instituição.

CRONOGRAMA

As inscrições para Faculdade Municipal de São Bernardo podem ser feitas pelo link https://eventos.usjt.br/bolsas-integral-sao-judas-sbc de 8 a 18 de julho. A prova do vestibular poderá ser feita no dia 27 de julho em dois horários, para escolha do candidato, 10h ou 17 horas, presencialmente na unidade São Judas – campus São Bernardo do Campo – localizada na Avenida Pereira Barreto, 1479, Bairro Baeta Neves. O resultado preliminar das bolsas será disponibilizado no Jornal Notícias do Município em 4 de agosto. Os documentos para comprovação dos critérios deverão ser enviados, por e-mail, até o dia 6 de agosto.

 

Tags:cursos gratuitosfaculdade municipalinscriçõessão bernardovagas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Festival do Chocolate de Ribeirão Pires traz edição especial de 20 anos com foco no comércio Festival do Chocolate de Ribeirão Pires traz edição especial de 20 anos com foco no comércio
Próximo artigo Atleta de São Bernardo, Rebeca Bem Te Vi é Campeã Brasileira de Jiu Jitsu em disputas com e sem quimono Atleta de São Bernardo, Rebeca Bem Te Vi é Campeã Brasileira de Jiu Jitsu em disputas com e sem quimono

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes
Cultura e LazerSão Bernardo

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

04/12/2025
Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
MauáCidades

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado

04/12/2025
Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
CidadesSanto André

Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos

04/12/2025
São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão
São BernardoCidades

São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?