10 de agosto de 2022

São Bernardo vacina idosos acima de 60 anos com 4ª dose contra Covid

Mais visitadas

Cidade também antecipou aplicação da vacina contra gripe para profissionais de saúde e idosos de 70 anos ou mais; doses são por livre demanda nas 33 UBSs

idoso sendo vacinado em São Bernardo
São Bernardo vacina idosos acima de 60 anos com 4ª dose contra Covid. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo ampliou, nesta quarta-feira (30/03), a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 para idosos de 60 anos ou mais e antecipou a imunização contra a Influenza de profissionais de Saúde e idosos com 70 anos ou mais. As doses das vacinas de ambas campanhas são administradas por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento, em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A cidade já aplicou a quarta dose contra a Covid-19 em 15.556 idosos de 70 anos ou mais, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 26% deste público. Para o prefeito Orlando Morando, a antecipação da nova faixa etária contempla os mais vulneráveis contra essa doença. “Os idosos continuam sendo as pessoas mais contaminadas pela Covid-19 e a proteção de todos eles é muito importante para nós”, destacou.

Até o dia 3 de junho, com base nas regras do Plano Estadual de Imunização (PEI), 308.430 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários no município, devem ser imunizadas contra a gripe. São eles: idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde, indígenas, imunossuprimidos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mulheres no pós-parto, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano de passageiros e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa. A expectativa da campanha é vacinar 90% do público-alvo.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a imunização contra a Influenza irá prevenir a população contra novos surtos, como o que o País atravessou em janeiro, com uma nova cepa do vírus. “A nova vacina contra a influenza é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2, incluindo o subtipo Darwin, que provocou alta de casos recentemente, e tipo B. Todos bastante agressivos, principalmente para os grupos prioritários da campanha”, reforçou.

Livre demanda

São Bernardo mantém a estratégia de ofertar a imunização contra a Covid-19 e, a partir desta sexta-feira (25/03), também para a Influenza, por livre demanda nas 33 UBSs, para todos os grupos contemplados pelo PEI e que estejam no prazo de receber a dose. Basta ir até uma das unidades portando documento de identificação e comprovante de vacinas anteriores, sem necessidade de agendamento.

Horários

O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações