VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo terá 800 câmeras de monitoramento, o dobro das existentes

Prefeito Orlando Morando traça estratégias para enfrentamento à criminalidade; em reunião com cúpula das forças de segurança, chefe do Executivo cita redução de 50% de furtos de cabos elétricos

  • Prefeito Orlando Morando traça estratégias para enfrentamento à criminalidade.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 20/10/2022
  • Compartilhar:

Prefeito Orlando Morando traça estratégias para enfrentamento à criminalidade; em reunião com cúpula das forças de segurança, chefe do Executivo cita redução de 50% de furtos de cabos elétricos

Prefeito Orlando Morando traça estratégias para enfrentamento à criminalidade. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, voltou a se reunir, na manhã desta quinta-feira (20/10), com a cúpula das três forças de segurança na cidade a fim de traçar estratégias para o combate à criminalidade no município. O encontro, que ocorre mensalmente, foi realizado na sede do COI (Centro de Operações Integradas) e contou com a participação dos comandos da GCM (Guarda Civil Municipal) e das Polícias Civil e Militar.  O prefeito anunciou que dobrará o número de câmeras. Hoje a cidade conta com 400 e terá 800. Um licitação será aberta até o fim do ano.

Durante a reunião, o prefeito reforçou a importância da integração entre as instituições e citou, como exemplo, o êxito das operações para desmantelar os esquemas de furtos de cabos elétricos na cidade. O município vem intensificando as operações mirando a receptação do material e, como resultado, esse tipo de crime vem reduzindo mês a mês – caiu pela metade em relação ao mês passado. “Além de causar prejuízo aos cofres públicos, esse tipo de roubo também traz impacto no trânsito e na segurança viária, haja vista que boa parte desse material roubado é fruto de fios de sinalização semafórica”, disse o prefeito.

Ao lado do comandante da PM no Grande ABC, o tenente coronel Marcelo Gonçalves Gaspar, dos delegados Ronaldo Tossunian, da delegacia seccional de São Bernardo, e Miguel Ferreira da Silva, titular da DEIC (Delegacia Especializada em Investigações Criminais) de São Bernardo, do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, e do comandante da GCM, Carlos César Ferreira, o prefeito analisou a oscilação dos dados de roubos e furtos que têm ocorrido em todo o Estado e reafirmou a importância de mudanças na legislação penal a fim de evitar a impunidade.

“A gente não se exime da nossa responsabilidade. Agora, o diagnóstico é muito objetivo: estamos em um processo de enxugar gelo. Enquanto mantivermos uma legislação brasileira em que um criminoso que tenta alvejar o policial e é solto em uma audiência de custódia, não dá para culpar apenas as forças de segurança. As polícias estão trabalhando e muito, mas temos uma lei brasileira que autoriza o judiciário a soltar o criminoso. Ou o Congresso Nacional altera essa legislação ou não adianta oferecer mágica para a sociedade”, defendeu o prefeito.

MEDIDAS – A administração tem atuado desde 2017 para resgatar o protagonismo da GCM no enfrentamento à criminalidade. Além da reestruturação da própria corporação e da valorização salarial dos guardas, o município também contribui com o fortalecimento das polícias Civil e Militar – já foram entregues oito equipamentos, como a DDM (Delegacia da Mulher), 4º e 6º DPs; Dicma (Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes Contra o Meio Ambiente), Delegacia de Proteção ao Idoso; DEIC e, mais recentemente, a sede da base do G.O.E (Grupo de Operações Especiais), além do COI.