17 de abril de 2021

São Bernardo suspende retorno de aulas presenciais e decreta toque de recolher

Mais visitados

Prefeitura define que a partir de sábado as pessoas não podem sair das 22h às 5h;  além do fim de semana, medida valerá também para os dias úteis

 

São Bernardo suspende que alunos retornem de aulas presenciais e decreta toque de recolher . Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

A Prefeitura de São Bernardo anunciou nesta segunda-feira (22/02) o adiamento para o dia 15 de março do retorno presencial das aulas da rede pública (municipal e estadual). A decisão se baseou em parecer do Comitê de Combate ao Coronavírus, após aumento da ocupação dos leitos de UTI na rede municipal e avanço da média móvel de óbitos em decorrência da Covid-19. Também foi confirmado toque de recolher entre 22h e 5h, a partir do sábado (27/02). A medida vai valer durante toda a semana, por tempo indeterminado, e vai limitar também a circulação do transporte coletivo. O decreto que vai regulamentar as novas regras será publicado nesta terça-feira (23/02).

De acordo com os últimos números confirmados pela Secretaria de Saúde, o município apresentou aumento da incidência de novos casos, comparando a semana do dia 22 de janeiro a 4 de fevereiro (14 dias), com incidência de 379,39 casos por 100.000 habitantes. Entre os dias 5/02 e 18/02 a incidência foi de 391,83 casos por 100.000 habitantes. Se considerados os óbitos, houve registro de 491 mortes em decorrência da Covid-19 em apenas 96 dias, comparando os dados entre 17 de novembro e 21 de fevereiro.

Com a decisão do município, também ficam suspensas as reuniões com pais e entrega de materiais e uniformes escolares que seriam iniciadas nesta semana. As aulas da rede particular de ensino, que haviam retornado no último dia 18, também estarão suspensas a partir do dia 1º de março, passando a atuar apenas com ensino remoto.

“Estamos muito preocupados com os números da nossa rede municipal e isso nos faz tomar novas medidas em favor da proteção da população. O distanciamento social diminuiu muito e as pessoas, infelizmente, perderam o medo da doença, o que é muito ruim. Não é normal esse aumento tão expansivo da demanda nos hospitais de São Bernardo e, por isso, tomamos estas decisões”, destacou o prefeito Orlando Morando.

ESTRUTURA ESCOLAR – A rede municipal de ensino de São Bernardo conta com aproximadamente 82 mil alunos matriculados. A suspensão das aulas presenciais no município ocorreu em 20 de março do ano passado. Desde então, o município tem trabalho com os estudantes em ensino remoto e também na oferta de apostilas e materiais didáticos para alunos sem acesso pleno à internet.

Em paralelo, a Prefeitura instituiu o programa Cartão Merenda, que proporciona R$ 85 a cada aluno matriculado, para compra exclusiva de alimentos. Além disso, a Administração revitalizou 66 unidades escolares neste período para melhora da qualidade e conforto de profissionais e alunos.

COMBATE AO CORONAVÍRUS – A Prefeitura de São Bernardo, desde o início da pandemia, tem trabalhado em ampla estruturação de combate ao vírus, ofertando 457 leitos (306 de enfermaria e 151 de UTI), em cinco hospitais públicos permanentes: Hospital e Pronto Socorro Central (HPSC), Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital de Clínicas (HC), Novo Hospital Anchieta (HA) e Hospital de Urgência (HU), estes dois últimos inaugurados em abril e maio de 2020, respectivamente, e destinados exclusivamente para tratamento da Covid-19. Foram contratados 1.500 profissionais de Saúde para reforço e fortalecimento ao atendimento da população, além de outras ações de conscientização e fiscalização de combate ao vírus.

VACINAÇÃO – Desde 19 de janeiro, o município tem trabalhado na aplicação dos imunizantes contra a Covid-19 junto aos grupos prioritários. Até o momento, a cidade recebeu cerca de 47,5 mil doses de vacinas e até esta segunda-feira (23/02), foram aplicadas 44.173 doses. São Bernardo é a cidade da região do ABC e a 3ª do Estado de São Paulo que mais imunizou a população, atrás apenas de Campinas e da Capital paulista.

Mais publicações

2 COMENTÁRIOS

  1. Como pode?? quanto mais imuniza, mais se prolifera os casos??, cuidado com teoria de amedrontamento Morando, pois seu projeto a governador pode naufragar!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações