ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Variedades

São Bernardo supera 1.000 carteiras de identificação da pessoa autista emitidas

Primeira do Grande ABC a regulamentar a Lei Romeo Mion, cidade comemora a marca no Dia Mundial do Orgulho Autista

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 23/06/2023 14:07
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 17/06/2023
Compartilhar

Primeira do Grande ABC a regulamentar a Lei Romeo Mion, cidade comemora a marca no Dia Mundial do Orgulho Autista

caminhada no autista day
São Bernardo supera 1.000 carteiras de identificação da pessoa autista emitidas. Foto : Divulgação

Um total de 1.007 Carteiras Municipais de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CMIPTEA) já foram emitidas em São Bernardo desde 2021, quando o município regulamentou a Lei Romeo Mion (Lei Federal nº 13.979, de 8 de janeiro de 2020), destinada à proteção dos moradores com transtorno do espectro autista. A cidade foi a primeira do Grande ABC a aderir à medida, que garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade dos moradores com transtorno do espectro autista no atendimento em serviços de saúde, educação e assistência social.

A marca é apenas uma das conquistas do público TEA de São Bernardo comemoradas neste domingo (18/06), Dia Mundial do Orgulho Autista. Além da CMIPTEA, o município também caminha para se consolidar como primeira cidade do Estado de São Paulo a abrigar um Centro de Referência no Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade vai fazer parte da rede integrada de saúde e assistência ligada ao Governo do Estado, oferecendo serviços e atendimentos com especialistas médicos, psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. O local do futuro equipamento está atualmente sendo prospectado pelas equipes técnicas da Prefeitura e do Estado.

“Nosso objetivo é transformar São Bernardo em uma referência de inclusão da comunidade TEA para o Brasil. Desde 2017, já implementamos uma série de medidas para acolher e incluir o público com autismo e vamos continuar fortalecendo as políticas públicas para atender não apenas as pessoas autistas, mas também seus familiares”, destacou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Para garantir o direito da pessoa com autismo, São Bernardo também emite o Cartão Defis (autorização para vagas em estacionamento) para pessoas com TEA e promove diversas parcerias com empresas e instituições do terceiro setor para viabilizar inserção no mercado de trabalho. “Vale ressaltar a necessidade de reconhecer e respeitar a singularidade de cada pessoa no espectro autista. Conscientização é apenas o primeiro passo. Precisamos transformá-la em ações que promovam a inclusão real das pessoas autistas em nossa sociedade”, complementou o secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Pery Cartola.

OUTROS SERVIÇOS

Na área da saúde o atendimento de crianças com autismo é realizado na Atenção Básica, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e nos serviços especializados, como o Centro Especializado de Reabilitação (CER) e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A Administração mantém política consolidada de inclusão nas escolas municipais, com ações formativas periódicas relacionadas ao tema, além de equipes capacitadas e material didático adequado. A Secretaria da Educação oferece todo o suporte necessário ao atendimento dos estudantes, como é o caso de atendimento especializado no contraturno escolar com professores especialistas, além de equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo, que acompanha o desenvolvimento dos alunos. Há, ainda atendimento individualizado e com acompanhamento de equipe especializada, além de cuidadores que apoiam individualmente até três crianças, conforme orientação da equipe técnica.

Tags:1000carteiras de identificaçãoemiçãopessoa autistasão bernardosupera

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Panfleto do Emprega Diadema Emprega Diadema faz seleção para preencher 100 vagas de emprego
Próximo artigo Programa Inverno Seguro São Caetano inicia o Programa Inverno Seguro

Últimas notícias

Feirão de Empregos de Natal de São Bernardo oferece 7.500 vagas
Feirão de Empregos de Natal de São Bernardo oferece 7.500 vagas
12/12/2025
Carreta do Programa Agora Tem Especialistas inicia atendimentos em São Caetano
Carreta do Programa Agora Tem Especialistas inicia atendimentos em São Caetano
12/12/2025
Tite aceitou publicamente o nome do médico Aldemir Humberto Soares como o novo presidente da FUABC, mas quer indicar vice.
“É só deixar a vaidade de lado”, diz prefeito de São Caetano ao cobrar definição sobre eleição na Fundação do ABC
12/12/2025
Carlos Bolsonaro publica vídeo do pai soluçando na prisão e alerta para risco de vida
Carlos Bolsonaro publica vídeo do pai soluçando na prisão e alerta para risco de vida
12/12/2025
Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
12/12/2025

Recomendadas

São Bernardo inaugura EMEB Três Marias e amplia número de alunos atendidos em tempo integral
São BernardoCidades

São Bernardo inaugura EMEB Três Marias e amplia número de alunos atendidos em tempo integral

11/12/2025
Com investimento de R$ 13 milhões, nova unidade São Pedro II é entregue em São Bernardo
São BernardoCidades

Com investimento de R$ 13 milhões, nova UBS São Pedro II é entregue em São Bernardo

12/12/2025
prefeito Marcelo Lima
São BernardoPolítica

Prefeito de São Bernardo anuncia pagamento de dissídio atrasado de 5 anos para servidores da Saúde

12/12/2025
Em São Bernardo, pedestre é roubada no Jardim Silvina
São BernardoCidades

Em São Bernardo, pedestre é roubada no Jardim Silvina

11/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?