Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

São Bernardo se alinha a Programa Nascentes por restauração ambiental

Banco de Áreas do projeto envolve recuperação ecológica; medida integra programação do mês do meio ambiente

Última atualização: 02/07/2023 16:45
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 02/07/2023
Compartilhar

Banco de Áreas do projeto envolve recuperação ecológica; medida integra programação do mês do meio ambiente

Balsa - represa Billings
São Bernardo se alinha a Programa Nascentes por restauração ambiental. Foto : Divulgação

Sustentada no conceito de promover a recuperação ambiental na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, sob governo de Orlando Morando, se alinhou ao Programa Nascentes, do governo do Estado, por meio do projeto de Banco de Áreas. A medida, cuja ferramenta permite o cadastro privado de locais de forma virtual, tem objetivo de estimular a restauração ecológica de terras degradadas que sejam margeadas por nascentes. A ação integra a programação do mês do meio ambiente.

O Banco de Áreas reúne locais para receber projetos de reparação de áreas verdes e registra hoje mais de 70 mil hectares aptos no Estado. É composto por espaços que podem ser inseridos, voluntariamente, pelos próprios proprietários do imóvel para restauração por terceiros. O canal estabelece critérios de busca para as cidades paulistas. O interessado pode, por exemplo, procurar locais com até 15 hectares disponíveis. O sistema vai gerar uma lista contendo os números e as respectivas áreas cadastradas.

“É uma medida importante de cadastro para recuperação e regulamentação em áreas de preservação permanente, chamadas de APPs, criada pelos órgãos ambientais para manutenção do equilíbrio ecológico e de recursos naturais. Presta apoio a proprietários rurais na restauração de parte de suas áreas, possibilitando que empresas e pessoas físicas interessadas no investimento de reflorestamento, empreendam na compensação ambiental. Significa um ganha-ganha para os proprietários, município e meio ambiente”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

O limite das áreas disponíveis para restauração, o município e o número do cadastro ficam expostos para que os interessados possam selecionar os locais para realização de projeto de recuperação das APPs. Para fazer parte do Programa Nascentes, as propriedades não podem, contudo, abranger espaços sobre as quais envolvam obrigações de plantio estabelecidas em licenças, termos de compromisso de recuperação ambiental ou TAC (Termos de Ajustamento de Conduta), bem como áreas abrangidas por projetos executados com recursos públicos.

A secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal de São Bernardo, Regina Célia Damasceno, salientou que o Banco de Áreas é uma “oportunidade imperdível para os proprietários rurais da cidade cadastrarem as áreas degradadas de sua propriedade e deixá-las disponíveis para restauração ecológica, sem custos”. “Com isso, além de o proprietário cumprir com as obrigações previstas no código florestal, há o benefício de se aumentar a área com cobertura vegetal no município e de obtermos mais recursos para a cidade, via ICMS ambiental, e para o proprietário, via PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), créditos de carbono ou instrumentos similares.”

ACESSO

Fomentado pela Prefeitura de São Bernardo, o Banco de Áreas é atualizado com base nas informações cadastradas pelos proprietários de terra junto ao site do Programa Nascentes. O projeto entra no escopo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, aliada ao Sistema Integrado de Gestão Ambiental. As informações podem ser registradas no site: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/programanascentes/.

Tags:meio ambientenascentes por restauraçãoOrlando Morandoprogramasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Moto Inscrições para 6ª etapa da Copa São Paulo de Enduro continuam abertas
Próximo artigo FEI Prótese de mão que usa IA vence prêmio de inovação da FEI

Últimas notícias

Corpo de rapaz encontrado na Represa Billings tinha sinais de tortura
Corpo de rapaz encontrado na Represa Billings tinha sinais de tortura
13/06/2025
Festival gastronômico valoriza produtos de Paranapiacaba nos finais de semana de junho
Festival gastronômico valoriza produtos de Paranapiacaba nos finais de semana de junho
13/06/2025
Paço de Santo André recebe Arraial Solidário a partir desta sexta
Paço de Santo André recebe Arraial Solidário a partir desta sexta
13/06/2025
Rio Grande da Serra recebe o 17º Festival do Cambuci neste fim de semana
Rio Grande da Serra recebe o 17º Festival do Cambuci neste fim de semana
13/06/2025
Liga Sancaetanense de Futsal vai ao interior e conquista importante vitória sobre o Botucatuense no Paulista Sub-20
Liga Sancaetanense de Futsal conquista vitória sobre o Botucatuense no Paulista Sub-20
13/06/2025

Recomendadas

Mutirão de raio-x irá zerar fila de 12 mil exames em São Bernardo
CidadesSão Bernardo

Mutirão de raio-x irá zerar fila de 12 mil exames em São Bernardo

13/06/2025
Hoje é dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, e igrejas realizam benção dos pães
Santo AndréCidadesDestaque 1Variedades

Hoje é dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, e igrejas realizam benção dos pães

13/06/2025
GCM de São Bernardo participa de curso nacional de Polícia Comunitária, em Curitiba
CidadesSão Bernardo

GCM de São Bernardo participa de curso nacional de Polícia Comunitária, em Curitiba

12/06/2025
Kaíque, sequestrado em hotel de Mauá é encontrado sem vida na Billings
Ribeirão PiresCidadesMauá

Kaíque, sequestrado em hotel de Mauá, é encontrado sem vida na Billings

13/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?