VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo reforça incentivo ao uso de máscaras de proteção

Decreto municipal publicado nesta terça-feira (28/04) recomenda o uso do artigo a toda população e a distribuição gratuita para trabalhadores

  • Prefeito de São Bernardo fez decreto municipal, publicado nesta terça-feira, que recomenda o uso do artigo a toda população e a distribuição gratuita para trabalhadores.
    Foto: Divulgação/PSBC-
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/04/2020
  • Compartilhar:

Decreto municipal publicado nesta terça-feira (28/04) recomenda o uso do artigo a toda população e a distribuição gratuita para trabalhadores

Prefeito de São Bernardo fez decreto municipal, publicado nesta terça-feira, que recomenda o uso do artigo a toda população e a distribuição gratuita para trabalhadores. Foto: Divulgação/PSBC-

A Prefeitura de São Bernardo publicou nesta terça-feira (28/04) decreto municipal que recomenda o uso de máscaras de proteção facial a toda população, como medida de enfrentamento à propagação da Covid-19 no município. O dispositivo não prevê punições para quem sair de casa sem o equipamento de proteção individual, mas reforça a importância do uso do artigo, que comprovadamente reduz o risco de contágio da doença.

O decreto recomenda que a população dê prioridade às máscaras caseiras e artesanais e não aquelas produzidas para uso hospitalar, cujo uso prioritário, no momento, é dos profissionais da área da Saúde. Já para o comércio, indústria e prestadores de serviços é recomendada a distribuição gratuita de máscaras de proteção facial aos seus funcionários, a disponibilização de álcool em gel 70%, a medição de temperatura por termômetro sem contato corporal, além de campanhas de conscientização destas práticas.

“Estamos tornando oficial o uso de máscaras de proteção facial como política de saúde pública em São Bernardo. É uma medida que reduz significativamente o contágio do coronavírus e que tem como base a proteção do coletivo, uma vez que muitas pessoas podem estar infectadas sem apresentarem sintomas”, explicou o prefeito Orlando Morando. Estudos mostram que quando uma pessoa infectada usa máscara na presença de outra pessoa saudável, também equipada de máscara, a chance de contaminação é reduzida drasticamente.

SBC DE MÁSCARAS PELA VIDA – Para reforçar a proteção da população, a Prefeitura lançou a campanha “SBC de Máscaras pela Vida”, que visa estimular a produção caseira de máscaras, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). No último dia 24, a ação alcançou a marca de 5.000 itens de tecido produzidos, que foram distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais da cidade.

Costureiras, artesãs e demais moradores também podem colaborar com a ação, tanto na doação de tecidos quanto na confecção de máscaras de pano. Para mais informações, basta ligar nos telefones (11) 2630-4049 e (11) 2630-4010 ou comparecer no Teatro Martins Pena (Praça Marquês de Alegrete, 44, Vila Gonçalves), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.