VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo reduz ocorrências de furtos e roubos em 2020

Com reforço em ações de segurança, município encerrou os últimos 12 meses com queda nos principais indicadores criminais

  • Com reforço em ações de segurança, município encerrou os últimos 12 meses com queda nos principais indicadores criminais.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/01/2021
  • Compartilhar:

Com reforço em ações de segurança, município encerrou os últimos 12 meses com queda nos principais indicadores criminais

 

Com reforço em ações de segurança, município encerrou os últimos 12 meses com queda nos principais indicadores criminais. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

O município de São Bernardo encerrou o ano de 2020 com redução em todas as modalidades de furtos e roubos. Também houve registro de queda nos casos de estupro e latrocínio. É o que aponta levantamento divulgado nesta segunda-feira (25/01) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

Segundo dados do Governo do Estado, no ano passado, São Bernardo reduziu em 34,66% o número de furto de veículos da cidade, de 2.230 para 1.457 casos, na comparação com 2019. Houve redução ainda nas ocorrências de roubo de veículos, com recuo de 34,07% – caiu de 1.808 para 1.192 casos.

O município também reduziu os casos de latrocínio (60%), roubos em geral (20,68%), roubos de carga (16,57%) e estupro (12,94%). Ainda em 2020, a cidade fechou o ano sem nenhuma ocorrência a roubo a banco.

Resultado de conjunto de medidas tomadas pela Prefeitura de São Bernardo, a redução dos indicadores reforça os investimentos efetuados pela Administração municipal, chefiada pelo prefeito Orlando Morando, para intensificar ações de segurança em todo território da cidade, com destaque para a instalação do 1° Centro de Operações Integradas do Estado (COI) e realização de operações integradas entre as forças policiais, incluindo a São Bernardo Mais Segura.

“Por mais um ano, conseguimos diminuir os índices criminais, mês a mês, com medidas de segurança eficazes, que contemplam aumento do nosso efetivo, troca de viaturas, novas instalações para a Guarda Civil Municipal. Tudo isso tem nos permitido aumentar nosso patrulhamento nas ruas, garantindo o bem-estar da nossa população”, destacou o prefeito Orlando Morando.

INVESTIMENTO – Dentro deste plano de investimentos da corporação, no último mês de dezembro, a Prefeitura de São Bernardo entregou a nova frota da Guarda Civil Municipal, composta por 40 carros zero quilômetro, além de cinco veículos reservas.

Além da nova frota, a Administração municipal entregou novos armamentos, reformou inspetorias e abriu novas bases comunitárias. Também aprovou o plano de valorização destes profissionais, que permitiu o reajuste salarial de todo o efetivo, equiparando-os com os ganhos da Polícia Militar. Ainda ampliou o efetivo para aproximadamente 900 agentes, por meio de concurso público, consolidando a GCM de São Bernardo como a maior do ABC e uma das maiores do Estado.

“Todo este pacote de investimentos tem nos permitido proporcionar uma sensação de segurança cada vez maior para a população. Com isso, assumimos nosso papel em garantir a proteção dos nossos munícipes, não fugindo de nossa responsabilidade”, afirmou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.

PRODUTIVIDADE – O trabalho das forças policiais de São Bernardo, em 2020, resultou em 2.407 prisões e na recuperação de 636 veículos. Também foram registradas e combatidas 379 ocorrências de tráfico de entorpecentes.