VOLTAR
  • Esporte

São Bernardo promove 5ª edição da pedalada do Caminhos do Capivary

Aberto para inscrições, evento ecoturístico conta com tradicional percurso de 32 quilômetros e será realizado no dia 22 de outubro

  • São Bernardo promove 5ª edição da pedalada do Caminhos do Capivary.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 11/10/2023
  • Compartilhar:

Aberto para inscrições, evento ecoturístico conta com tradicional percurso de 32 quilômetros e será realizado no dia 22 de outubro

 5ª edição da pedalada do Caminhos do Capivary

São Bernardo promove 5ª edição da pedalada do Caminhos do Capivary. Foto: Divulgação

Com o tradicional percurso aproximado de 32 quilômetros de distância, que inclui trechos de estrada de terra e asfalto, agregado a roteiro ecoturístico que abriga grande variedade de espécies da fauna e flora da Mata Atlântica, a cidade de São Bernardo irá abrigar o 5ª Pedal Caminhos do Capivary. Recheado das belezas naturais do município, o evento, já com inscrições abertas, aparece nesta edição em nova época do ano, marcado para o dia 22 de outubro (domingo).

A atividade, organizada em parceria pelas secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal, de Esportes e Lazer e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, tem a concentração a partir das 7h, com saída prevista às 7h30. O ponto de encontro da pedalada ecológica será o Clube de Campo CCS (Estrada Henrique Rosa, 2.000, Jardim Tupã). Voltada a adeptos do ciclismo, a iniciativa envolve, especialmente, a região conhecida como Pós-Balsa, passando em seu traçado por paisagens e histórias desconhecidas para muitos residentes da cidade.

“Além da prática de atividade física, a rota do Capivary possibilita vivência com a natureza, permitindo a contemplação de belas paisagens, diversas espécies vegetais nativas e muitas aves. Há espaços de lazer e alimentação, bem como de resgate da história da colonização de São Bernardo. É autoguiada, sinalizada e ainda tem rotas adjacentes que levam a outros atrativos da região, conservando alguns aspectos do modo de vida rural“, afirmou a titular da pasta de Meio Ambiente de São Bernardo, Dra. Regina Célia Damasceno.

O roteiro ecológico abrange série de atrativos turísticos, como pesqueiros, chácaras de lazer, alambique e, ainda, registra três aldeias indígenas guarani, povo originário da região. A extensão do caminho se dá às margens do Reservatório Billings e ao lado do Parque Estadual da Serra do Mar.

A última edição, realizada em 2022, reuniu quase 200 ciclistas. Devido ao longo trajeto e com muitas subidas, a atividade não é recomendada para iniciantes – grau de dificuldade de médio a alto. Por questões de segurança, o uso do capacete é obrigatório. Já a utilização de luvas e óculos de proteção entram como indicação, assim como garrafa de água para hidratação, roupas confortáveis e bike revisada e apropriada para trilha.

PARTICIPAÇÃO

As inscrições para o Pedal Caminhos do Capivary são gratuitas e devem ser efetivadas pelo site da Secretaria de Meio Ambiente (www.saobernardo.sp.gov.br/web/sma). A idade mínima é de 14 anos, acompanhado de maior responsável.