VOLTAR
  • Economia

São Bernardo lidera geração de empregos no ABCD no 1º trimestre

Município registrou abertura de 3.701 vagas no mercado de trabalho formal nos três primeiros meses do ano

  • Central de Trabalho e Renda de São Bernardo sempre dispõe de vagas de emprego.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 28/04/2021
  • Compartilhar:

Município registrou abertura de 3.701 vagas no mercado de trabalho formal nos três primeiros meses do ano

Central de Trabalho e Renda de São Bernardo sempre dispõe de vagas de emprego. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

São Bernardo liderou a geração de postos de trabalho formais no primeiro trimestre do ano no Grande ABC. Mesmo sob os efeitos da grave crise econômica imposta pela pandemia causada pelo Coronavírus, o município registrou saldo positivo em 3.701 vagas com carteira assinada no acumulado dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021. Os dados integram levantamento mensal do Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), e foram divulgados nesta quarta-feira (28/04).

De acordo com a publicação mensal feita pelo governo federal, São Bernardo registrou, no primeiro trimestre, 28.982 admissões e 25.281 desligamentos. Os números superam os resultados observados nos primeiros meses do ano de 2020, quando o município obteve saldo líquido de 668 postos de trabalho formais. Naquele período, foram concretizadas 27.001 admissões e 26.333 desligamentos.

O principal destaque na geração de vagas com carteira assinada no primeiro trimestre foi a indústria, com saldo líquido de 1.655 vagas (5.045 contratações e 3.390 desligamentos). Na sequência, o setor de serviços aparece com destaque, com saldo de 1.285 postos de trabalho (16.704 admissões e 15.419 demissões). Outro setor que colaborou positivamente para o resultado foi a construção civil, que registrou saldo de 534 vagas (1.914 contratações e 1.380 desligamentos). O comércio também apresentou desempenho satisfatório no trimestre, com saldo líquido de 228 postos (5.314 admissões e 5.086 demissões).

“Acompanhamos dia a dia os impactos da pandemia em São Bernardo e não é diferente na economia. Estamos atentos e atuando de forma permanente para o fomento do mercado de trabalho, seja com a desburocratização ou com incentivos fiscais. A geração de renda para a nossa população é uma meta contínua da administração”, observa o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

POLÍTICA DE INCENTIVO – Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo vem desempenhando diversas ações de incentivo à indústria, tendo em vista que o município é considerado um dos principais polos industriais do País. Entre as medidas estão a manutenção, expansão e inovação do parque produtivo instalado, estímulo e apoio à revitalização de áreas industriais, incluindo áreas degradadas e galpões industriais, programa municipal de inovação, atração de investimentos para pesquisa e desenvolvimento e revisão da lei de incentivos.

OPORTUNIDADES – Outra iniciativa importante adotada pela Prefeitura de São Bernardo para auxiliar moradores da cidade é a Central de Trabalho e Renda (CTR), agência pública do município que atua junto à iniciativa privada para oferta de oportunidades de emprego. A unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e de sexta-feira, das 8h às 15h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 2630-7618.