VOLTAR
  • Economia

São Bernardo lidera geração de empregos formais no ABCD em fevereiro

Município registrou saldo de 1.841 carteiras assinadas no período; setor de serviços impulsionou resultado

  • São Bernardo lidera geração de empregos formais no ABCD em fevereiro.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/03/2023
  • Compartilhar:

Município registrou saldo de 1.841 carteiras assinadas no período; setor de serviços impulsionou resultado

pessoas no feirão de emprego de São Bernardo

São Bernardo lidera geração de empregos formais no ABCD em fevereiro. Foto: Divulgação

O município de São Bernardo encerrou o mês de fevereiro na liderança da geração de empregos formais entre os municípios do Grande ABC. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (29/3), o município registrou saldo positivo de 1.841 carteiras assinadas no período. O resultado representou mais da metade (53%) dos postos de trabalho gerados na região, que totalizou 3.427 empregos.

O resultado positivo foi impulsionado, principalmente, pela geração de empregos formais no setor de serviços. Os setores da indústria e agropecuária também apresentaram saldo favorável. Ao longo de todo o mês de fevereiro, foram 12.070 admissões, contra 10.229 desligamentos em São Bernardo.

No acumulado do ano, São Bernardo computa 22.980 novos empregos formais, saldo que também coloca o município no topo da geração de empregos nas sete cidades desde janeiro. “Os dados atuais do Caged confirmam o protagonismo de São Bernardo no cenário nacional e reforça que estamos no caminho certo, criando condições reais para a geração de emprego renda, com as leis de incentivos fiscais e o fomento a um cenário atraente para o investimento”, frisou o prefeito Orlando Morando.

O resultado do mês de fevereiro não é pontual. Números do Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego no fim do ano passado mostraram São Bernardo entre as 20 cidades do Brasil que mais empregaram em 2022, superando capitais como Florianópolis, Vitória, Maceió, Aracaju, Teresina e Natal. Entre janeiro e dezembro do último ano, o município registrou estoque de 134.022 contratações e 121.930 desligamentos.

MELHOR CIDADE PARA EMPREENDER NO ABC

Polo de inovação e desenvolvimento do País, São Bernardo também foi destaque entre as melhores cidades para se empreender no Brasil. É o que mostrou levantamento geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, divulgado nesta segunda-feira (27/3), no qual o município encabeça ranking no Grande ABC e, superando diversas capitais, alcança o posto de 16ª na esfera nacional. O estudo registra um diagnóstico do ambiente de negócios entre as 101 cidades mais populosas do País.

CONCORRÊNCIA

Levantamento recente do governo federal também apontou São Bernardo como a melhor cidade para se investir em toda a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Os dados, divulgados em janeiro, se referem ao Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2022, do Ministério da Economia, que avalia o ambiente de negócios no País, colocando sob análise 119 cidades brasileiras com mais de 250 mil habitantes.