VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo lança Operação Verão Seguro 2022/2023

A partir deste sábado, GCM ganha reforço da PM e do Corpo de Bombeiros para garantir segurança de visitantes e proteger bainhistas da Prainha do Riacho Grande

  • Cadáver foi localizado pela Guarda Civil Municipal boiando na Prainha do Riacho Grande.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/12/2022
  • Compartilhar:

A partir deste sábado, GCM ganha reforço da PM e do Corpo de Bombeiros para garantir segurança de visitantes e proteger bainhistas da Prainha do Riacho Grande

 

corpo de bombeiros

GCM ganha reforço do Corpo de Bombeiros para garantir segurança de visitantes e proteger bainhistas da Prainha do Riacho Grande. Foto: Divulgação/PSBC

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, lançou oficialmente a edição da Operação Verão Seguro 2022/2023. A partir deste sábado (17/12), até o dia 20 de março, os efetivos da GCM (Guarda Civil Municipal) e da GCM Ambiental ganharão o reforço dos agentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança de visitantes de pontos turísticos da cidade, como a Prainha do Riacho Grande, Parque Estoril e outros pontos de movimento de banhistas na Represa Billings.

Nos finais de semana e feriados, locais como a Prainha do Riacho costumam registrar grande movimento de pessoas e de veículos no verão. Durante esse período, a GCM, além do efetivo normal, será reforçada com horas-extras nos dias e horários de maior movimento. Os guardas realizarão serviços de patrulhamento a pé, na base comunitária móvel, por motocicletas, embarcações (lancha e jet-ski) e guarda-vidas. Ao todo, atuarão aproximadamente 30 GCMs e dez viaturas.

“Neste ano, fizemos um convênio com a Marinha do Brasil para que a GCM faça fiscalizações a embarcações, com poder de apreensão em caso de irregularidades, como a falta de habilitação adequada para conduzir jet-ski. Desejamos a todos um período de festas e passeios com mais segurança e, o mais importante, preservando a vida”, frisou o prefeito Orlando Morando.

prefeito Orlando Morando e agentes de segurança

Prefeito Orlando Morando lança Operação Verão Seguro . Foto: Divulgação/PSBC

DEMAIS FORÇAS

A PM também será reforçada com a Dejem (Diária Especial de Jornada Extraordinária Policial Militar), executando serviços de patrulhamento a pé e motorizado. Já o Corpo de Bombeiros atuará com 36 guarda-vidas, em cinco setores arenosos, sendo prevista a prevenção com uso de botes e motoaquáticas, além de uma viatura pronta para qualquer tipo de socorro.

FISCALIZAÇÃO

Além dessas atividades, também serão reforçados os serviços de fiscalização ao comércio de ambulantes. Para fluidez do tráfego de veículos, agentes de trânsito serão distribuídos nos cruzamentos e vão atuar para coibir estacionamentos irregulares. Também foram fixados banners nos principais pontos de movimento e distribuição de folhetos com orientações de cuidados e prevenção de acidentes. “A Operação Verão Seguro é uma das ações ostensivas mais importantes em que a nossa GCM atua no período de festas de fim de ano. Em outra frente, também reforçamos a segurança de lojistas e consumidores nos principais centros comerciais da cidade, através da Patrulha de Natal. Queremos que esse período de férias e festas seja seguro e que garanta a proteção da vida de todos”, explicou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.