São Bernardo intensifica imunização de profissionais de Saúde

Mais visitadas

 Funcionários do Pronto-Socorro de Saúde Mental 24h foram os primeiros imunizados; município recebeu 9.110 doses da vacina

Funcionários do Pronto-Socorro de Saúde Mental 24h foram os primeiros imunizados; município recebeu 9.110 doses da vacina. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

 

Uma semana depois de dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de São Bernardo intensificou, nesta terça-feira (26/01), a imunização dos profissionais de Saúde com a chegada do 1º lote de 9.110 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca. O imunizante foi registrado no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz e aprovado pela Anvisa para uso emergencial.

O novo lote, distribuído pelo Governo do Estado, em cumprimento ao Plano Nacional de Imunização (PNI), chegou ao município próximo das 10h. Por volta das 17h, a primeira dose foi aplicada no médico psiquiatra do Pronto-Socorro de Saúde Mental 24h, Dr. Gutemberg Siqueira, de 36 anos, que mesmo com comorbidades não deixou de exercer sua profissão durante a pandemia.

“Estou me sentindo aliviado. Tive a doença, que se manifestou de forma moderada. Com a nova cepa do vírus, o medo de pegar novamente é iminente. A imunização nos permite trabalhar mais tranquilos, especialmente aqui no pronto atendimento, em que muitos dos nossos pacientes precisam de uma proximidade maior no cuidado, pela dificuldade do entendimento social e das regras de distanciamento, por exemplo”, declarou o médico.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, o novo lote será todo direcionado aos equipamentos de Saúde do município, podendo ser estendido a outras categorias, respeitando os grupos prioritários. “Com este novo lote, a cobertura vacinal da primeira dose entre os profissionais de Saúde será de aproximadamente 70%. O ideal é que essa cobertura seja de 100% para nos dar tranquilidade de estender a campanha aos demais grupos”, informou o prefeito Orlando Morando.

Para o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, embora a chegada da vacina desperte o sentimento de esperança na população, não é hora de abandonar os cuidados. “Todas as medidas de higiene pessoal, como lavagem das mãos, uso de álcool gel, bem como distanciamento e uso de máscara não podem ser deixados de lado neste momento. A vacina é nossa principal arma na luta contra o Coronavírus, mas os demais hábitos precisam ser mantidos”, reforçou.

TOTAL DE DOSES APLICADAS – No momento, o município já aplicou todas as doses da vacina Coronavac recebidas do governo do Estado, o que garantiu a imunização de 100% dos grupos de idosos e profissionais de Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e indígenas.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações