São Bernardo intensifica ações de prevenção da saúde do homem no Novembro Azul

Mais visitadas

Campanha reforça a necessidade de exames preventivos contra o câncer de próstata e demais doenças masculinas

Novembro Azul
São Bernardo intensifica ações de prevenção da saúde do homem no Novembro Azul. Foto: Divulgação

Mês que concentra as ações de prevenção da saúde do homem, o Novembro Azul ampliará a oferta de atendimento ao público masculino nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo, especialmente com exames e consultas para detecção precoce de câncer de próstata, além de busca ativa de pacientes e palestras com orientações sobre as principais doenças que mais acometem o público masculino, que incluem ainda, a diabetes, a hipertensão, a obesidade, entre outras.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, esta é uma campanha com engajamento mundial de grande importância para realização de exames de rotina. “O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do País, atrás apenas dos tumores de pele. A idade é o principal fator de risco para a doença. Mesmo assim, em qualquer faixa etária é importante estar alerta aos sintomas e procurar uma unidade de saúde a qualquer percepção de anormalidade no corpo”, reforçou.

AVALIAÇÃO BUCAL

A saúde oral dos homens também receberá atenção especial, com avaliação bucal realizada pelas equipes odontológicas e demais procedimento de profilaxia de doenças, como a limpeza dentária, orientações sobre escovação e hábitos saudáveis, além de campanha antitabaco.

NOVEMBRINHO AZUL

Diferencial da campanha neste ano, o Novembrinho Azul será agregado ao calendário, com o objetivo promover ações direcionadas à proteção e à promoção da saúde de meninos de até 15 anos de idade, entre elas vacinação de rotina com busca ativa das carteiras com doses em atraso, avaliação bucal, entre outras.

DIA D

No dia 25 de novembro, as 34 UBSs estarão abertas das 8h às 17h para o Dia D da campanha de Novembro e Novembrinho Azul, reforçando as ações de prevenção de saúde do público masculino e a atualização da carteira de vacinação para todos os públicos.

ILUMINAÇÃO ESPECIAL

Para celebrar o mês da conscientização contra o câncer de próstata, o Paço Municipal receberá, também a partir desta quarta-feira (1/11), iluminação especial em azul. A decoração ficará exposta durante todo o mês de novembro, como forma de alertar o público masculino sobre a importância dos exames preventivos.

 

Mais publicações

Últimas publicações