VOLTAR
  • Cidades
  • São Bernardo

São Bernardo inicia obras do novo CAPS AD Infantojuvenil Alves Dias

Orlando Morando assinou a ordem de serviço para implantação da futura estrutura, que irá atender a categoria infantojuvenil com transtornos desta patologia

  • São Bernardo inicia obras do novo CAPS AD Infantojuvenil Alves Dias.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/12/2023
  • Compartilhar:

Orlando Morando assinou a ordem de serviço para implantação da futura estrutura, que irá atender aos jovens com transtornos desta patologia

CAPS AD Infantojuvenil Alves Dias

São Bernardo inicia obras do novo CAPS AD Infantojuvenil Alves Dias. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo iniciou, nesta segunda-feira (04/12), as obras do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas (AD) Infantojuvenil Alves Dias, localizado na Rua José Dias Donadelli, S/N, próximo ao nº 40. A ordem de Serviço para implantação da futura unidade foi assinada pelo prefeito Orlando Morando, em cerimônia com a presença do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, demais secretários municipais, vereadores e moradores da região.

O novo equipamento será exclusivo para tratamento destas patologias para este público. Atualmente, o serviço é ofertado em prédio dividido com o CAPS Infantojuvenil, que também trata de outros transtornos. Com a divisão e a ampliação das duas infraestruturas, os pacientes terão mais conforto e mais qualidade no atendimento e no tratamento.

De acordo com o chefe do Executivo, este será o 5º CAPS entregue pela administração, antes já efetivados foram CAPS Rudge Ramos, Silvina, Farina, além da unidade Adulto Alves Dias, em construção em terreno ao lado. O investimento para a realização dos serviços do novo caps será de aproximadamente R$ 9 milhões. “Cuidar da saúde mental de nossa população é fundamental na nossa gestão”, destacou Morando.

CARATERÍSTICAS DO ATENDIMENTO

O CAPS III Álcool e Outras Drogas Infantojuvenil atende crianças e adolescentes com histórico de uso de substâncias psicoativas, prevenindo e diminuindo os agravos de saúde e sociais resultantes do uso de drogas. também oferta atendimento e orientação aos familiares e trabalha em constante cooperação com o judiciário, a assistência social, a educação e outros órgãos de proteção à infância.

ESTRUTURA

O novo equipamento terá 1.612 m², dividido em dois pavimentos, mais subsolo com estacionamento e quadra esportiva. No térreo, serão seis consultórios, cinco dormitórios, refeitório e espaço de convivência. O segundo andar abrigará toda a área administrativa. Todo o prédio foi desenhado para ser acessível também para pessoas com mobilidade reduzida ou nula. A previsão de entrega é de 12 meses.