ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Variedades

São Bernardo imuniza 419 crianças no 1º dia de vacinação contra a Covid

Público-alvo são crianças indígenas, quilombolas, com comorbidade e deficiência permanente; vacinação ocorre nas 33 UBSs por agendamento, das 8h às 12h

Gislayne Jacinto
Última atualização: 21/01/2022 09:38
Por Gislayne Jacinto
Publicado 17/01/2022
Compartilhar

Público-alvo são crianças indígenas, quilombolas, com comorbidade e deficiência permanente; vacinação ocorre nas 33 UBSs por agendamento, das 8h às 12h

criança vacinada
São Bernardo imuniza 419 crianças no 1º dia de vacinação contra a Covid. Foto: Divulgação/PSBC

No primeiro dia oficial de vacinação contra a Covid-19 junto ao público-alvo de 5 a 11 anos, a Prefeitura de São Bernardo imunizou nesta segunda-feira (17/01) um total de 419 crianças. A vacinação ocorre nas 33 Unidades Básicas de Saúde por agendamento, com vagas disponíveis no portal www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus ou por meio do aplicativo São Bernardo na Palma da Mão.

Neste primeiro momento, estão sendo priorizadas as crianças indígenas aldeadas, quilombolas, com comorbidades e deficiência permanente, cuja condição pode ser comprovada por meio de exames, atestado médico e receitas de medicamentos. A aplicação das doses para este público é feita, exclusivamente, no período da manhã, das 8h às 11h, conforme explica o prefeito Orlando Morando.

“De forma estratégica, decidimos por vacinar as crianças no período da manhã e os adultos do período da tarde e da noite. Isso nos permite controlar melhor o fluxo de pessoas nas unidades e promover uma vacinação segura e eficaz para todas as faixas etárias”, declarou o chefe do Executivo.

O primeiro lote de vacinas pediátricas produzidas pela Pfizer, com 4.408 doses, chegou ao município da última sexta-feira (14/01), quando as primeiras nove crianças já foram vacinadas, em ato simbólico. Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde, enfatiza que a vacinação é segura e eficaz para esta faixa etária. “Assim como os demais grupos, a vacinação nas crianças é muito importante e os efeitos adversos são mínimos frente aos benefícios que teremos com as crianças imunizadas e protegidas contra este vírus”, garantiu.

Sueli Dias não teve dúvidas quando chegou o momento de vacinar seu filho, Miguel Dias Vieira, de 5 anos, que tem asma. “Estava ansiosa para vaciná-lo. Assim que foi disponibilizado o agendamento já fiz o cadastro e viemos no primeiro dia. Quero que ele volte para a escola e a brincar com seus amiguinhos em segurança”, falou a mãe.

Ação cultural

Paralelamente à vacinação contra a Covid-19, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebem o programa Espalhando a Leitura, da Secretaria de Cultura e Juventude, de forma itinerante, com o objetivo de incentivar e democratizar a leitura pela cidade. No primeiro dia de ação 15 livros foram entregues às crianças, que depois de ler podem ficar com eles, doar para outra criança ou ainda devolver a uma das bibliotecas municipais.

ação cultural nas UBSs
Paralelamente à vacinação contra a Covid-19, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebem o programa Espalhando a Leitura, da Secretaria de Cultura e Juventude. Foto: Divulgação/PSBC

Balanço

Até esta segunda-feira (17/01), foram aplicadas 1.568.010 doses de vacinas contra a Covid-19 em São Bernardo, o que corresponde a vacinação de 99,7% da população adulta da cidade com pelo menos a primeira dose, 96% dos adultos com as duas doses e 40% já com a dose de reforço. Entre os jovens de 12 a 17 anos, 94% já estão protegidos com o primeiro ciclo e 85% com as duas doses.

Tags:covid-19criançaspandemiaprefeiturapúblico infantilsão bernardovacinação

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior criança vacinada Sto.André vacina 77 crianças no primeiro fim de semana de imunização infantil
Próximo artigo fachada da Escola Municipal Engenheiro Carlos Ronhm, de Ribeirão Pires Ribeirão Pires decide imunizar crianças a partir de 5 anos

Últimas notícias

Teto de academia desaba em São Caetano deixando dois feridos
Teto de academia desaba em São Caetano deixando dois feridos
09/12/2025
Operação Bairro Mais Seguro registra sete prisões em quatro dias de ações em São Bernardo
Operação Bairro Mais Seguro registra sete prisões em quatro dias de ações em São Bernardo
09/12/2025
Estado anuncia repasse de R$ 24 milhões para o Quarteirão da Saúde de Diadema
Estado anuncia Metrô para Diadema e repasse de R$ 24 milhões para o Quarteirão da Saúde
09/12/2025
Taka Inaugura Agência do INSS após 6 Anos do seu Fechamento em Diadema
Taka Inaugura Agência do INSS após 6 Anos do seu Fechamento em Diadema
08/12/2025
Conselho Universitário pede paralisação e exige renovação na gestão da Fundação do ABC
Governador confirma indicação de Aldemir Soares para a presidência da FUABC
08/12/2025

Recomendadas

Santo André realiza obras para modernizar Avenida José Antônio de Almeida Amazonas
Santo AndréCidades

Santo André realiza obras para modernizar Avenida José Antônio de Almeida Amazonas

08/12/2025
São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no "Domingão com Huck"
São BernardoBrasilCultura e Lazer

São Bernardo tem uma nova milionária após prêmio no “Domingão com Huck”

08/12/2025
Acidente tira a vida do sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó
MauáBrasilCultura e Lazer

Acidente tira a vida do sertanejo Mauri, irmão de Chitãozinho & Xororó

08/12/2025
Marcelo Lima recepciona candidatos do 2º vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo
São BernardoPolítica

Marcelo Lima recepciona candidatos do 2º vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo

07/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?