São Bernardo fará 5 mil exames de prevenção de câncer de mama e colo de útero

Mais visitadas

 Prefeito Orlando Morando esteve na Unidade do Montanhão, nesta terça-feira (10/03) para conversar com a população e pedir que as mulheres façam seus exames de rotina

 

Prefeito Orlando Morando esteve na Unidade do Montanhão, nesta terça-feira (10/03) para conversar com a população e pedir que as mulheres façam seus exames de rotina. Foto: Divulgação/PSBC

 

Em mais uma ação de cuidado a Saúde da Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último domingo (08/03), a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, promove até o 14 de março, a “Semana da Mulher”, nas 34 UBSs (Unidade Básica de Saúde), das 8h às 17h.

A expectativa é de que até 5.000 mulheres procurem as unidades neste período para realização de exames de prevenção de câncer de colo de útero e mama, conforme demanda espontânea (sem necessidade de agendamento).

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, esteve nesta terça-feira (10/03), na unidade do Montanhão (localizada na Estrada do Montanhão, 413) para enfatizar a necessidade da prevenção e pedir que todas mulheres realizem seus exames de rotina, disponíveis o ano todo na Rede de Saúde.

“Estamos aumentando a oferta nesta semana, mas é importante deixar claro que os exames de rotina da Saúde da Mulher estão disponíveis em nossa Rede o ano todo. Meu apelo é para que as mulheres compareçam às Unidades e usufruam deste benefício”, declarou o chefe do Executivo.

No sábado (14/03), será o DIA D, das 8h às 17h, com todas as atividades de prevenção da saúde da mulher e mais Grupo Educativo de Sexualidade, Auriculoterapia, Oficinas de maquiagem, Atividade Física, Grupo e Autoestima, entre outros, de acordo com cada UBS.

HORÁRIO ESTENDIDO – Durante a semana, haverá, inclusive, realização de exames no período noturno, até às 22h, nas unidades que tem o horário de funcionamento estendido, por meio do programa Saúde na Hora Certa (Vila São Pedro, União, Alvarenga, Taboão, Alves Dias e Nazareth).

ADESÃO – A moradora Sonia Alves Peres, de 54 anos, comentou que deixa seus exames preventivo para o outubro rosa, mas como estava com queixas aproveitou para se consultar na ação. “Fui muito bem atendida e já sai com o exame colhido e retorno agendado”, declarou a dona de casa.

UNIDADE MÓVEL DE MAMOGRAFIA –  A Unidade Móvel de Mamografia também faz parte dos equipamentos que ofertarão atendimento na ação. Os exames são agendados pelas UBSs. Para pacientes entre 50 e 69 anos, a demanda é espontânea.

“A carreta é um diferencial na nossa cidade, pois nos permitiu zerar a demanda pelo exame de mamografia e vai nos ajudar muito nesta Semana da Mulher, agilizando os diagnósticos solicitados pelos profissionais”, afirmou o secretário de Saúde e ginecologista, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações