São Bernardo envia carreta com 30 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul
Prefeito Orlando Morando acompanhou, nesta quarta-feira (8/5), partida da primeira leva de doações arrecadadas em campanha do Fundo Social de Solidariedade
Prefeito Orlando Morando acompanhou, nesta quarta-feira (8/5), partida da primeira leva de doações arrecadadas em campanha do Fundo Social de Solidariedade
A campanha humanitária promovida pela Prefeitura de São Bernardo, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em prol das vítimas dos temporais que afetam o Rio Grande do Sul, enviou, nesta quarta-feira (8/5), uma carreta carregada com cerca de 30 toneladas de donativos para Porto Alegre. Entre os itens arrecadados em doações feitas pelos moradores e empresas da cidade, destaque para fardos de água potável, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, peças de agasalhos e ração para cães e gatos.
O prefeito Orlando Morando fez questão de acompanhar a saída da primeira leva de doações, ao lado da presidente do Fundo Social, Greici Picolo Morselli. “Iniciamos essa campanha de arrecadação no último domingo e estamos muito felizes com a demonstração prática de solidariedade que a nossa população vem dando. Essa é apenas a primeira carreta de produtos que será recebida pela nossa equipe de voluntários que já está atuante nos trabalhos lá no Sul, provando que São Bernardo é uma cidade que se importa com o próximo”, destaca o chefe do Executivo municipal.
O transporte dos itens arrecadados está sendo realizado por carreta cedida pelo Grupo Bananas Corrêa. O condutor do veículo é o motorista Pedro Rosa Pereira, 67 anos, que tem quase 50 anos de experiência no volante. “É uma viagem longa, mas já estamos acostumados. É um momento de se sensibilizar com o nosso semelhante e de oferecer toda a ajuda possível”, comenta. O mesmo sentimento de solidariedade é compartilhado pelo representante da empresa, Leandro Corrêa de Lara. “Essa é a melhor coisa a se fazer neste momento e nosso grupo está pronto para ajudar”, diz.
GESTO DE AMOR – Quem também se prontificou a oferecer auxílio foi a representante comercial Regiane Bueno, 53 anos, moradora do Parque Espacial. Ela está entre o público que tirou um tempo do seu dia para levar doações até o posto de arrecadação municipal. “Tomei conhecimento dessa campanha maravilhosa pelas redes sociais da Prefeitura. Estamos com o coração partido pelos nossos irmãos gaúchos. Já fiz uma doação em dinheiro e peguei tudo o que era possível doar em casa e trouxe”, revela, enquanto descarregava diversas caixas com agasalhos, roupa de cama, cobertores, meias e edredom.
POSTO DE COLETA – Ainda dá tempo de participar da campanha de coleta de donativos. O ponto de arrecadação de doações, por meio do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo, está localizado no Banco de Alimentos, situado na Avenida Redenção, 271, Centro, e funciona das 9h às 17h. São aceitos itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos, ração para cães e gatos, agasalhos e água.
REFORÇO NOS ATENDIMENTOS – Desde esta terça-feira (7/5), equipe especializada enviada pela Prefeitura de São Bernardo atua no reforço ao trabalho das forças de segurança de Porto Alegre, tanto no atendimento das vítimas quanto no suporte das operações. Coordenada pelo secretário de Segurança Urbana, coronel Carlos Alberto dos Santos, a comitiva é formada, ainda, por 12 guardas civis municipais, oito profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo um médico, e quatro agentes da Defesa Civil. Além do reforço humano, também foram enviadas duas picapes da Defesa Civil, duas picapes e duas embarcações da Guarda Ambiental, duas ambulâncias e três viaturas da GCM, todos transportados por carretas cedidas pelo Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg).