VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo entrega novo sistema viário da Av. Luiz Pequini

Trecho inaugurado pelo prefeito Orlando Morando nesta segunda-feira integra projeto de urbanização integrada dos córregos Saracantan e Colina

  • Trecho inaugurado nesta segunda-feira integra projeto de urbanização integrada dos córregos Saracantan e Colina.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/08/2020
  • Compartilhar:

Trecho inaugurado pelo prefeito Orlando Morando nesta segunda-feira integra projeto de urbanização integrada dos córregos Saracantan e Colina

 

Trecho inaugurado nesta segunda-feira integra projeto de urbanização integrada dos córregos Saracantan e Colina. Foto: Divulgação/PSBC

 

A Prefeitura de São Bernardo realizou nesta segunda-feira (10/08) a entrega do novo sistema viário da Avenida Luiz Pequini, na Vila São Pedro. Construído na área da antiga “Ilha Pequini”, que até o ano passado abrigava moradias precárias, o viário é mais uma obra entregue pelo prefeito Orlando Morando dentro do plano de melhorias na Mobilidade Urbana do município, passando assim a oferecer mais infraestrutura e segurança para motoristas. A expectativa é a de que o trecho, localizado entre a Rua Nelson Mandela até a rotatória com a Rua dos Vianas, beneficie ainda 100 mil passageiros que utilizam diariamente os corredores de ônibus Rotary e São Pedro, cujo trajeto percorre a região.

O novo viário integra o projeto de urbanização integrada dos córregos Saracantan e Colina, cujo projeto prevê melhorias na infraestrutura, drenagem e no sistema viário da região. Ao todo, a Prefeitura de São Bernardo prevê investimento de R$ 25 milhões para execução completa do projeto, cujo obras estão 60% concluídas, e engloba ainda a canalização dos córregos, além da construção de centros comerciais.

“Quem conhece São Bernardo sabe que este trecho da Ilha Pequini há anos causava transtorno para motoristas e pedestres que aqui circulavam. Graças ao planejamento da nossa equipe, no ano passado, conseguimos dar moradia digna para as famílias que moravam de forma irregular aqui, nos permitindo assim transformar este trecho num novo sistema viário, que contempla nossos novos corredores de ônibus Rotary e São Pedro”, destacou o chefe do Executivo ao reforçar a sequência do projeto. “As obras não param. Agora, através da Secretaria de Habitação, daremos sequências nas intervenções de canalização dos córregos”.

O ato de inauguração do viário contou com a participação dos secretários Delson José Amador (Transportes e Vias Públicas) e João Abukater (Habitação), além de engenheiros e trabalhadores que atuaram na construção do viário.

ILHA PEQUINI – A construção do viário só foi possível após a Prefeitura de São Bernardo realizar, ainda em 2019, a remoção de famílias que residiam, de maneira precária, em moradias irregulares instaladas na “Ilha Pequini”. Após 30 anos de espera, os moradores foram contemplados com apartamentos novos, localizados no Conjunto Habitacional Jardim Nova Regina. Entregue pela Administração municipal, em dezembro, o conjunto abriga ao todo 420 famílias de São Bernardo, atendidas pela Secretaria de Habitação.

TRANSPORTES – O sistema viário inaugurado nesta segunda-feira ainda contemplará ainda passageiros do transporte coletivo que circulam pelos corredores de ônibus Rotary e São Pedro, ambos inaugurados neste ano pela Administração municipal. Juntos, os corredores recebem diariamente cerca de 100 mil passageiros, com itinerário que corta importantes vias do município, dentre elas Avenida Luiz Pequini, Avenida Dom Pedro de Alcântara, Avenida Rotary e Rua dos Vianas.