São Bernardo entrega novo Ecoponto e Praça-Parque no bairro D.E.R.

Mais visitadas

Intervenções fazem parte de um pacote de melhorias na infraestrutura do bairro 

 

São Bernardo entrega novo Ecoponto e Praça-Parque no bairro D.E.R.Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

A Prefeitura de São Bernardo entregou neste domingo (26/01)  Ecoponto do bairro D.E.R., na rua Ernesto Bezerra, nº 60. , além de uma Praça-Parque das Paineiras – a 29ª unidade do município –, em frente à Igreja Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, entre as Ruas Frutuoso Ferreira de Lima e Maria Adelaide de Lima Quelhas, altura do nº 100.

“Trata-de de suas ações muito importante para o bairro. Esse pacote de melhorias irá levar mais qualidade de vida, segurança e dignidade para as famílias que vivem aqui. O programa Praça-Parque é um modelo de sucesso, que tem ampla aceitação da população, e chega no D.E.R. tanto para deixar o bairro mais bonito, quanto para levar mais lazer para crianças, jovens, adultos e idosos”, afirmou Marcelo Lima, vice prefeito e secretário de Serviços Urbanos. Em uma área de 1.150m³, a praça-parque conta com playground, academia ao ar livre, novo paisagismo, nova iluminação, pintura e gradil. A intervenção foi feita com mão de obra da Prefeitura.

Nascido no bairro D.E.R., o autônomo Alessandro Costa, de 40 anos, não escondeu a alegria com as entregas este domingo. “Administrações anteriores deixaram o D.E.R. esquecido. Estamos muito felizes por receber uma nova praça totalmente remodelada e com modelo inovador, que, com certeza, será o novo ponto de brincadeiras de nossas crianças”, disse.

NOVO ECOPONTO

O bairro D.E.R. foi contemplado com novo Ecoponto, instalado em parceria com a SBA (São Bernardo Ambiental), empresa responsável pelo serviço de limpeza urbana da cidade, devido ao elevado volume de descarte irregular. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, cerca de 40 toneladas de entulho era retirado semanalmente de todas as ruas do bairro – em especial os pontos viciados – , chegando a 150 toneladas por mês.

“A demanda do D.E.R. é muito alta. Há muitos pontos viciados, em especial, um em frente ao Sacolão (na Rua Maria Adelaide de Lima Quelhas). Por essa razão, construímos este espaço para que a população traga os seus resíduos. Isso contribui para a limpeza do bairro, deixando-o mais bonito”, complementou Marcelo Lima.

Com área total de 173m³, o novo Ecoponto recebeu investimento de R$ 130 mil e tem o objetivo de receber resíduos de construção civil em pequena quantidade – até um metro cúbico (1m³) –, materiais recicláveis, resíduos volumosos e inservíveis, normalmente recolhidos na Operação Bota-Fora. O horário de funcionamento do novo equipamento é de segunda a sábado, das 8h às 16h.

Entre os materiais que poderão ser depositados no novo Ecoponto são: moveis velhos de madeira, resíduos de construção civil recicláveis como restos de tijolos, blocos, telhas, argamassas e concreto, e resíduos não recicláveis como restos de gesso, tintas, vidro, espuma, lâmpadas e louças. Também poderão levar outros materiais recicláveis como papeis, papelões, jornais, caixas, potes, garrafas pet, latinhas de alumínio, entre outros.

MAIS MELHORIAS NO D.E.R

O pacote de melhorias prevê ainda a instalação de 90 luminárias, sendo que 29 já estão em funcionamento, e a construção de um campo de futebol com gramado sintético para prática esportiva de crianças e adolescentes do bairro. Além dessas ações, o bairro foi contemplado com a instalação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ligado à Secretaria de Assistência Social, em agosto de 2019. O espaço conta com infraestrutura completa e acessível para o atendimento de mais de 3.000 mil famílias em vulnerabilidade social.

Serviço

Ecoponto D.E.R. / Jardim Olavo Bilac

Endereço: Rua Ernesto Bezerra, 60

Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 16h

Materiais aceitos: resíduos de construção civil em pequena quantidade – até um metro cúbico (1m³) –, materiais recicláveis, resíduos volumosos e inservíveis, normalmente recolhidos na Operação Bota-Fora.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações